Natal Solidário
05/12/2017
Projeto de compostagem está entre as ações sustentáveis para Florianópolis em 2018
05/12/2017

A dez dias da temporada, prefeitura de Florianópolis trabalha na recuperação das praias

A dez dias do início da temporada, a Prefeitura de Florianópolis corre contra o tempo para recuperar as praias atingidas pela ressaca marítima e colocar a infraestrutura necessária para atender os banhistas. A limpeza da faixa de areia foi concluída apenas na Praia Brava e continua em ritmo acelerado nos balneários de Canasvieiras e de Ingleses.

A previsão do superintendente de Turismo da Capital, Vinícius De Lucca, é de que os banheiros químicos, os chuveiros e os instrumentos de acessibilidade estarão à disposição da sociedade até o dia 20 de dezembro. Hoje, são 80 salva-vidas por dia nas praias da Ilha de Santa Catarina e, a partir do dia 15, serão 160 por dia.

Para o casal de aposentados gaúchos Artur Araújo, 65, e Jussara Lima, 64, as construções sobre a faixa de areia chamaram a atenção em Ingleses. “A praia está sem faixa de areia não é por causa da ressaca, mas pelas contruções irregulares. Tem hotel que faz propaganda dizendo que é um estabelecimento ‘pé na praia’ e ninguém faz nada. Além disso, sentimos a falta de banheiros e de chuveiros”, comentou a aposentada.

O chefe do setor de atividade técnica da Defesa Civil municipal, Marcos Roberto Leal, disse que a previsão de concluir a limpeza da faixa de areia é até o dia 15 de dezembro. Nesta segunda-feira (4), as máquinas trabalharam na faixa de areia de Ingleses retirando pedras colocadas por um hotel. Leal informou que a iluminação pública também está sendo refeita nas três praias, assim como a estabilização dos postos salva-vidas.

Proprietário de um restaurante na Praia de Ingleses, o empresário Willian Cabral Gomes sente a falta de banheiros e de chuveiros. “Já ganhei muito cliente por ceder o banheiro, mas a procura é muito grande e deveria ter um local mais apropriado. Em função da demanda, transformei um dos meus banheiros em um espaço acessível as pessoas com deficiência, assim como a estrutura de entrada do meu estabelecimento”, informou. Os acessos das praias atingidas pela ressaca marítima também estão sendo refeitos pela Defesa Civil.

Chuveiros pelo valor de R$ 2, estruturas de acessibilidade e banheiros químicos

O superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinícius De Lucca, informou que as 25 principais praias e a Beira-Mar Norte receberão 200 banheiros químicos. Também haverá chuveiros e estrutura para pessoas com deficiência. “Teremos um aumento de 20 banheiros em relação a última temporada e mais opções de banheiros contêineres e um novo modelo denominado de standard. Além disso, a cidade terá 11 estruturas de acessibilidade divididas em oito praias”, explicou.

De Lucca também informou que uma licitação está em andamento para a colocação de 25 chuveiros. O usuário vai pagar R$ 2 para utilizar o equipamento e haverá uma água adequada para o uso, diferente do que aconteceu na última temporada. “Quem ganhar a licitação vai explorar a publicidade e como contrapartida terá que disponibilizar cinco estruturas de acessibilidade, que conta com esteiras, tendas e cadeiras anfíbias”, informou.

Fora dos principais roteiros túrísticos da cidade, a Praia da Tapera também deve ganhar banheiros químicos e chuveiro, segundo o superintendente.

(Veja Matéria completa em ND, 05/12/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *