Abertura da temporada de verão nas Fortalezas ocorre neste domingo
03/11/2017
Seminário debate alimentação orgânica
03/11/2017

Udesc fará segunda edição de prêmio estadual de boas práticas em gestão pública em 2018

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará no ano que vem a segunda edição do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública Udesc Esag, promovido por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), com apoio de diversos parceiros (veja lista abaixo).

As inscrições serão abertas entre 1º de março e 30 de abril e deverão ser feitas pela internet, por meio de um formulário eletrônico. Acesse o site em www.esag.udesc.br/premio.

Com abrangência estadual, a iniciativa visa identificar, reconhecer, estimular e premiar práticas inovadoras de gestão pública implementadas em órgãos da administração direta ou indireta e organizações da sociedade civil.

Tema, modalidades e categorias

O prêmio terá o tema “Transparência com cidadania”, abrangendo práticas que promovem o engajamento de governantes e cidadãos na realização da transparência pública, e três modalidades: Educação em Transparência Pública; Tecnologias de Informação para Transparência; e Qualidade na Gestão Pública.

Uma novidade em relação à edição inaugural é a possibilidade de inscrever as práticas em cinco categorias, de acordo com quem a desenvolve: Municipal, Estadual, Federal, Organizações da Sociedade Civil e Empresas.

O evento de premiação será realizado em agosto de 2018, ao longo de três dias, com participação de todas as classificadas como boas práticas, no formato banner, além da apresentação oral das finalistas. Gratuito e aberto ao público, o evento abrirá inscrições em março, também pelo site do prêmio.

Premiação

A campeã geral, dentre todas as categorias e modalidades, ganhará uma viagem (para o primeiro autor da prática) para visitar organizações públicas na França, com atuação destacada na mesma área de atuação; e troféu.

Os primeiros e segundos colocados em cada categoria e modalidade ganharão a participação (do autor principal da prática) em um evento nacional relacionado ao tema do prêmio; e troféus.

Todas as classificadas como boas práticas receberão certificados com selo de reconhecimento.

Parcerias

Uma iniciativa da Udesc Esag, o Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública conta com diversos parceiros. No centro de ensino, é realizado por meio do programa de extensão Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos (Lasp), docentes, técnicos e acadêmicos, com apoio do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (Labtic).

Entre as instituições parceiras estão:

  • Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
  • Escola Nacional de Administração (ENA Brasil)
  • Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (Sindifisco)
  • Federação Catarinense dos Municípios (Fecam)
  • Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas (MPTC)
  • Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)
  • Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom)
  • Observatório Social de São José
  • Instituto Politize!

Edição inaugural

O evento de premiação da primeira edição ocorreu em junho em 2016. Teve 31 práticas inscritas consideradas elegíveis, das quais 21 foram qualificadas como boas práticas na temática da transparência com cidadania.

Foram apontados campeões em duas categorias. O Aplicativo FireCast Comunidade, desenvolvido pela Divisão de Tecnologias do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a prática vencedora na categoria Tecnologias de Informação para Transparência.

E o projeto Gestão Transparente do Município de Blumenau, desenvolvido pela prefeitura do município, venceu a categoria Qualidade na Gestão Pública.

Acesse o resultado completo, a galeria de fotos e o Caderno de Boas Práticas 2016 no site do prêmio.

Cronograma Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública Udesc Esag 2018
Lançamento do Edital: 01/11/2017
Período de Inscrição: 01/03/2018 a 30/04/2018
Divulgação das práticas pré-qualificadas e elegíveis: 15/05/2018
Recurso quanto a elegibilidade: 18 a 22/05/2018
Divulgação das práticas classificadas como “Boas Práticas” e dos finalistas: 30/06/2018
Evento de Premiação: 07, 08 e 09/08/2018

(Udesc, 01/11/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *