Evento “Eu amo a praça” terá edição Natalina neste Sábado (25)
24/11/2017
Agenda de 27 de novembro até 03 de dezembro de 2017
24/11/2017

Seminário sobre Bioma da Mata Atlântica e Água marca lançamento do Projeto Rios

Nesta sexta-feira (24), Santa Catarina comemora o Dia do Rio (Lei 13.748/2006). Para marcar a data e reforçar a preocupação com a preservação dos recursos hídricos no estado, foi realizado na manhã de quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa, o Seminário Bioma Mata Atlântica e Água em Santa Catarina. O evento também marcou o lançamento do Projeto Rios em Florianópolis e abriu a programação de atividades que se estendem até este sábado (25) na capital.

Com a presença do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), presidente do Fórum de Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais e membro da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, além do vereador de Florianópolis, Marcos José de Abreu (PSOL), do presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates, do arcebispo Wilson Tadeu Jönck e demais especialistas no assunto, o seminário debateu meios práticos e científicos da relação entre o bioma mata atlântica e a água no estado.

Para tratar do tema, o professor e doutor da UFSC, Ademir Reis, ministrou uma palestra trazendo informações e práticas de preservação ambiental. “A água é um recurso essencial pra vida terrestre. Temos que criar consciência e trabalhar, órgãos públicos e população, para recuperarmos muito do que já foi prejudicado”, afirmou Reis.

Em Santa Catarina, menos de 18% do esgoto é tratado e grande parte dos cursos de água apresentam grave contaminação. No verão de 2016, o esgoto do Rio do Brás, em Canasvieiras, chegou ao mar e deixou a praia imprópria para banho. Em setembro deste ano, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) foi condenada pela Justiça Federal a despoluir e a recuperar a foz do rio e as águas da praia.

Projeto Rios
Implementado na França, Portugal e Espanha há mais de 10 anos, o Projeto Rios tem como base o envolvimento voluntário da sociedade no diagnóstico, recuperação, fiscalização e preservação dos rios. Para desenvolver o projeto em Santa Catarina, espera-se o envolvimento e mobilização de grupos e comunidades com o objetivo de retomar as condições naturais de cada manancial hídrico. Entre as atividades propostas, visitas aos rios para coleta de amostras e avaliação de ameaças, formação de monitores, ações de limpeza e conservação, além de trabalhos de conscientização de crianças e jovens.

“É um momento ímpar da nossa caminhada porque, juntamente com a Regional Sul da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil, tem se inspirado no projeto Rios, pioneiro na Espanha, depois dos desdobramentos na França e Portugal, que trata dessa relação que se estabelece com o rio, a partir de voluntários, pessoas que percebem a necessidade profunda de se construir uma aproximação e um cuidado com a água. Então nós queremos fazer essa experiência acontecer também em Santa Catarina. Hoje, aqui em Florianópolis, estamos organizando esse trabalho todo com várias lideranças para que sirvam como multiplicadores e que a gente ainda possa levar esse trabalho para todos os municípios do nosso estado”, afirmou Padre Pedro.

Demais atividades
Na quinta-feira foram realizadas outras atividades, como a apresentação do plano estadual de recursos hídricos, com o professor doutor Márcio Cardoso, uma oficina do projeto, com os painelistas Aline Luiza Tomazi, Isadora Zinnke, Tiago Manenti Martins e William Wollinger Brenuvida, além de debates e encaminhamentos. Às 15h30 de sábado, na Praia do Campeche, na região do Riozinho, será realizada uma oficina de aprendizagem de práticas e métodos de avaliação da qualidade da água, além de informações sobre como organizar o projeto em cada comunidade.

(Alesc, 23/11/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *