Clipping

Ruas do Centro de Florianópolis são revitalizadas




Da Coluna de Viviane Bevilacqua (DC, 15/11/2017)

Feriado é dia de Centro vazio, certo? Desta vez não. O feriado da Proclamação da República, nesta quarta-feira, está levando um bom número de pessoas ao Centro de Florianópolis, com um propósito muito nobre: dar uma geral da parte Leste da região, que compreende as ruas Antônio Luz, João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles, Nunes Machado e arredores. A iniciativa é fantástica, porque aquela área é, historicamente, a mais degradada do Centro de Florianópolis. Muitas vezes, ao passar por suas ruas, a impressão que tenho é de um completo abandono. Confesso que, à noite, depois que o comércio fecha, tenho até receio de passar em alguns locais.

Várias vezes tive oportunidade de entrevistar os comerciantes da região, e a maioria tinha as mesmas queixas. Pouco movimento de pedestres, áreas degradadas, sujeira, pichações. Não foram poucos os comércios, ao longo dos últimos anos, que fecharam suas portas por ali. Há algum tempo iniciou-se um movimento de revitalização. Bares colocaram mesinhas nas calçadas e atrações culturais e feiras de artesanato tomaram as ruas nos sábados, trazendo de volta movimento àquela parte do Centrão. Mas ainda faltava melhorar a aparência. E é isso o que acontece hoje.

Pela manhã iniciou um mutirão voluntário de limpeza da área, coordenado pelo o Núcleo Regional da CDL de Florianópolis em parceria com órgãos do poder público municipal. Aproximadamente 40 empresários e lojistas participam desta ação, que visa principalmente limpar as fachadas (quase todas cobertas de pichações) e os toldos dos estabelecimentos. A CDL subsidia parte do valor para a compra de produtos e utensílios para a limpeza e a pintura das fachadas das lojas. Não poderia haver um momento melhor do que este para a revitalização, pois o comércio começa a se preparar para as vendas de Natal, e com certeza os consumidores preferem fazer suas compras em locais aprazíveis, limpos, agradáveis e seguros.

O mutirão conta com o apoio da prefeitura, por meio da Comcap, responsável pelos trabalhos de lavação, desratização e reconstrução das lixeiras das ruas, além de duas unidades de papa-entulhos para recolher os resíduos e a doação de dois contentores de vidro para atender o comércio da região. A Secretaria de Infraestrutura também contribui com o capeamento e desnivelamento das fissuras e buracos da via, em especial na Rua João Pinto. Depois disso, porém, é necessário que esta parceria continue, e que haja efetivo policiamento na região, para evitar que em poucos dias as pichações e a insegurança voltem a afastar o público mais uma vez.



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.