Aprovado Projeto de Lei que concede Bolsas de Estudos por permuta do IPTU
01/11/2017
Projeto que moderniza Fatma é encaminhado para a Alesc
01/11/2017

Professora da Udesc cria canal no YouTube para abordar temas da Administração Pública

Criar um canal no YouTube para publicar vídeos sobre conteúdos trabalhados em sala de aula, produzidos muitas vezes com a participação dos próprios estudantes – essa é a proposta do Diário do Administrador Público (DAP TV), criado pela professora Patricia Vendramini, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A iniciativa começou em maio do ano passado, segundo a docente, como um desafio de “buscar formas inovadoras e criativas de aprendizagem, que proporcionassem aos alunos um maior envolvimento com os conteúdos abordados”. “A ideia era trazer para as aulas a dinamicidade que a internet proporciona”, afirma.

A repercussão e a adesão entre os acadêmicos transformou-a em um projeto de extensão, que visa oferecer a população, em uma linguagem mais simples, informações sobre assuntos ligados a Administração Pública.

Em 17 meses, o DAP TV teve 43 vídeos publicados – um deles, o inaugural, já superou a marca de mil visualizações – e contabiliza 148 inscritos.

Objetivos

Uma das principais finalidades do canal é dar suporte à disciplina de Teoria Geral da Administração Pública (TGAP), ministrada pela professora para estudantes do segundo termo do curso na Udesc Esag.

Para a docente, porém, o canal tem um objetivo maior. “Queremos valorizar o papel do administrador público enquanto agente político, que resguarda o interesse público, e ajudar a qualificar a população para uma participação mais efetiva. Além disso, a publicação de trabalhos acadêmicos na internet também é uma forma de prestação de contas à sociedade, do aprendizado que nossos ‘pupilos’ estão desenvolvendo”, afirma.

Além de estudantes, alguns vídeos têm participação de outros docentes da universidade – como a professora Aline Regina Santos, convidada para falar sobre o papel das ouvidorias públicas, uma de suas áreas de pesquisa.

O DAP TV foi uma das ações apresentadas no formato banner durante o 13º Encontro de Extensão da Udesc, que reuniu mais de 400 participantes este mês, ao longo de três dias, no Centro Multiuso de São José, na Grande Florianópolis. A acadêmica bolsista Marcela Neiva representou a equipe na ocasião.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail contatodaptv@gmail.com.

(Udesc, 31/10/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *