Vândalos colocam fogo em banheiros e furtam terminal abandonado de Florianópolis
09/11/2017
Prefeitura da Capital promove encontro sobre o futuro do saneamento público
09/11/2017

Procissão do Senhor dos Passos perto de se tornar patrimônio nacional

Da Coluna de Carlos Damião (ND, 08/11/2017)

Um grupo interdisciplinar de pesquisadores trabalha para garantir o reconhecimento da Procissão do Senhor Jesus dos Passos de Florianópolis como Patrimônio Cultural Imaterial do país – que seria o primeiro bem cultural imaterial do Estado reconhecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Fruto de convênio entre a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e o IPHAN, o trabalho está aberto a receber contribuições da comunidade, como depoimentos e documentos que reforcem a importância da festividade para a cultura local. A procissão foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina em 2006 e aguarda desde 2014 o reconhecimento nacional.

A professora Janice Gonçalves, do Departamento de Pós-graduação em História da UDESC, é a coordenadora da pesquisa e explica que o objetivo principal é “refletir sobre as singularidades da procissão em comparação com outras manifestações similares, e seus vínculos com a história urbana da capital, sem esquecer o seu lugar na memória afetiva da população”. A pesquisa inclui aspectos musicais relacionados ao ato religioso e cultural, que se realiza há 251 anos em Florianópolis.

O principal acervo a ser pesquisado é o da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, entidade que organiza a procissão desde 1766. Entre os arquivos já obtidos estão gravações em áudio, realizadas na década de 1960 por Franklin Cascaes, do Canto de Verônica, que na procissão ocorre quando uma mulher desenrola um pano que reproduz o rosto de Cristo crucificado.

Como contribuir

Os pesquisadores aceitam contribuições como depoimentos, documentos, fotografias, vídeos e informações que ajudem a explicar por que a procissão é importante para a cultura de Florianópolis. As imagens não precisam ser profissionais. Os depoimentos podem ser, por exemplo, sobre lembranças da procissão, como ela ocorria antigamente, como era a participação da comunidade etc. Basta entrar em contato por email. Quem enviar imagens ou documentos, deve incluir os créditos dos autores. Contato: projetopassosdosenhor@gmail.com

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *