Programa Cidade Empreendedora debate gestão pública com foco em desenvolvimento econômico
03/11/2017
Riozinho do Campeche recebe ação da PMF para amenizar a ocorrência de esgoto na orla
03/11/2017

Pomar dos Ciclistas de Floripa

pomar-dos-ciclistas-670x376.jpg
A área criada a partir do aterro na Baía Sul abriga uma ciclovia e uma pista para caminhada utilizada diariamente, contudo abriga também partes negligenciadas às quais poderiam ser dadas destinações que cumpram funções ambientais e sociais, conforme nosso plano diretor. É notório que o bairro Saco dos Limões é carente de espaços públicos de lazer e em contrapartida também sabemos da crise financeira que atinge todos os âmbitos da administração pública.
Nesse intuito, um grupo de cidadãs e cidadãos observou a existência de uma parcela de 120×120 metros ainda não ocupada, localizado no Km 30 da SC 401/sul entre os quadrantes 166 e 178, conforme mapa recebido da SPU. Espaço que denominamos de Quadrado aonde está contido o Pomar dos Ciclistas. Através de iniciativa dos abaixo assinados, com apoio da HOCCA/UFSC, já plantamos mais de 150 mudas de frutíferas e desenhamos um circuito para bicicleta/pedestre, fazemos mutirões semanais  e arrecadações para manutenção.

Atentando para as possibilidades de envolver a comunidade na construção de um espaço de sociabilização, articulamos ideias e estratégias de revitalização de forma independente e autônoma. Mesmo nessa conjuntura necessitamos de apoio e da infraestrutura da administração pública que pode colaborar com a cessão da área, para que tais esforços não sejam perdidos ou mal entendidos.

Nós, abaixo-assinados, vimos expor a situação referente ao espaço da Baía Sul, apoiando os requerimentos que seguem.

Requeremos a cessão de direitos da área identificada em mapa anexo, a fim de criar um bike parking contendo um pomar (plantas nativas, frutíferas, plantas alimentícias não convencionais, flores, entre outras), circuito para moutain bike (os passeios tanto sirvam para bicicletas como para pedestres e que sejam acessíveis a adultos e crianças), pista de pump track (ciclista não precisa pedalar e movimenta-se apenas com o embalo e jogo de corpo), quadra especifica para pratica de bike polo, oficina comunitária e área de convivência social.

Cientes que os parques da cidade não permitem ou não contemplam o uso da bicicleta. Este bike parking será de grande incentivo para a cultura da bicicleta pela comunidade ao redor e toda a cidade, já que não há local apropriado para prática de bike polo e tão pouco pista de pumptrack, veja info gráfico anexo. A revitalização do espaço visa atender o interesse público e coletivo, sendo ainda de suma importância para a concretização do projeto a parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis a fim de formalizar a adoção parcial do espaço e o apoio de serviços municipais, como maquinários, mão de obra e etc. Tendo em vista o ineditismo da ação por se tratar de pessoas físicas “construindo um sonho com as próprias mãos” estamos firmes no propósito e encarando unidos as dificuldades.

Na forte convicção de sermos atendidos neste pleito, encaminhamos este documento em folhas numeradas e assinadas por todas e todos.

Conheça e acompanhe nossa ação pelo facebook https://www.facebook.com/PomarDosCiclistas/

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *