Parque de Coqueiros, em Florianópolis, é reaberto após 11 dias interditado
27/11/2017
Orquestra de Baterias, em Florianópolis, se consolida como a maior da América Latina
27/11/2017

Ordenamento urbano é urgente na Grande Florianópolis

Da Coluna de Cacau Menezes (DC, 25/11/2017)

Passada a decisão do STJ, trazendo segurança jurídica para o processo do Plano Diretor, que gerava uma instabilidade imensa sobre a legitimidade do plano, urgem providências dos gestores para dar sequência ao ordenamento urbanístico da região – considerada a pior do país em mobilidade. Se deixar como está o bicho come. A referida decisão do STJ dá o devido poder ao município para conduzir o processo, sem a interferência tão significativa do Ministério Público. É um quesito fundamental, afinal, temos um Plano Diretor, mas isso não é suficiente.

“É importante que o processo de planejamento territorial seja feito com uma visão regional, ou metropolitana, considerando as influências e relações existentes entre os municípios, especialmente os quatro maiores municípios conurbados”, adverte o pesquisador Guilherme Medeiros, engenheiro civil, expert em transportes.

Uma das diretrizes que Medeiros considera importante para ser inserida no Plano de Desenvolvimento Urbano (PDUI), e por consequência nos planos diretores municipais, é o controle da expansão da mancha urbana. Sem esse controle, a cidade vai se espalhando, fazendo com que as distâncias aumentem, crescendo assim os custos e o tempo de deslocamento. E estamos falando de ocupações regulares, em conformidade com a lei. E antes que seja tarde. Ignorar essas medidas significa dizer que qualquer ação que se faça será como “enxugar gelo”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *