Por Assessoria de Comunicação FloripAmanhã

Obras de revitalização do Largo Benjamin Constant estão em ritmo avançado




O coordenador do Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente (GT REVIT) da Associação Floripamanhã, Salomão Mattos Sobrinho, destacou que as obras de revitalização do Largo Benjamin Constant, localizado na região central de Florianópolis, se encontram em ritmo avançado.

De acordo com ele, a revitalização passou por intervenções mais “intensas” nas últimas semanas, o que chamou a atenção da  comunidade. Foi realizado corte de árvores e extração de raízes que estavam destruindo rua e calçada.“Quando a revitalização é profunda como ocorre naquele espaço, pode passar uma ideia de destruição”, afirmou Salomão. “A pavimentação foi retirada para ser reposta, árvores foram replantadas e toda a praça será revitalizada tal como era originalmente”.

O coordenador do REVIT explicou que o Largo ganhará brinquedos infantis e uma área para pets, tal como ocorre na Praça Getúlio Vargas, também no centro da capital. “As obras estão adiantadas e devem ser concluídas entre dezembro e janeiro”, disse. “Acredito que o resultado final será espetacular”.

Praça Olívio Amorim, Praça São Luís na Beira Mar e Parque da Luz

Salomão Mattos ainda destacou outras áreas de Florianópolis que serão revitalizadas, como a praça Olívio Amorim e a praça São Luiz, em área que pertencia ao Exército na frente ao Shopping Beira Mar.

“Estamos conversando com os comerciantes do entorno da praça Olívio Amorim e da avenida Hercílio Luz para debater ideias e propostas visando revitalizar esse espaço”, destacou. “Isso é salutar: trazer a comunidade para debater com a gente faz com que os projetos englobem todos os anseios locais”.

Já a Praça São Luís está em fase de aprovação por parte do IPHAN e em seguida o projeto deve ser finalizado.  O Beiramar Shopping quer adotar o terreno. O processo de adoção, que está em andamento e aguarda as prospecções arqueológicas do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), faz parte do programa Adote uma Praça, da Associação FloripAmanhã em parceria com a Prefeitura de Florianópolis. O órgão federal ainda analisa o local devido à existência de um forte naquela região em séculos passados.

A área que pertencia ao Exército será transformada na praça São Luís, em alusão ao Forte de São Luís da Praia de Fora, que funcionou no local até o século 19.

Salomão ainda revelou que uma grande mobilização vem se formando para revitalizar o Parque da Luz, localizado na cabeceira da Ponte Hercílio Luz.

“Com a restauração da ponte, esse é um espaço fundamental para o lazer de Florianópolis. Estamos estudando um projeto mais amplo para o parque, com questionários e grande mobilização da associação de moradores do entorno”, finalizou.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis e o Comitê Gestor do Parque (APPLuz/Floram), com o apoio da FloripAmanhã desenvolveram um questionário sobre o Parque da Luz. Esta pesquisa objetiva obter informações da comunidade sobre o Parque, suas impressões e demandas sobre o local, para balizar futuros projetos e ações. Acesse e deixe sua opinião é só clicar no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeJdKyV_2xpzc-yHnbxVAtBnxUSlYrxTjIhY0v5uqFBf5ro_A/viewform

Adote uma Praça

Desde 2007 a FloripAmanhã trabalha em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) para a revitalização e manutenção de espaços públicos de Florianópolis através do Programa Adote uma Praça.Em maio deste ano, a prefeitura municipal ampliou sua participação no Adote uma Praça através da publicação de decreto que oficializou a criação do Grupo de Revitalização de Espaços Urbanos e Meio Ambiente da cidade, com a participação de técnicos das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Continente e Assuntos Metropolitanos, Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Segurança, que coordena o Grupo que tem a participação voluntária de técnicos da Associação FloripAmanhã.



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.