Câmara debate impactos da ressaca na Praia da Armação
07/11/2017
“O prazer da comida é universal”, diz presidente do Slow Food Internacional, Carlo Petri
07/11/2017

Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar convida para construção de ‘Célula de Consumo Responsável’

Os agricultores do grupo “Agrodea” da Rede Ecovida de Agroecologia, de Imbuia (SC), e o Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf) da UFSC convidam a todos os consumidores que se preocupam os princípios do alimento bom, de qualidade, limpo, sem prejuízo ao meio ambiente e justo, beneficiando e sendo acessíveis para produtores e consumidores, a participarem da construção de uma Célula de Consumo Responsável no Campus Florianópolis, bairro Trindade. A reunião para essa construção será dia 9 de novembro, às 9h30, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE).

O Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf) iniciou em 2016 um projeto de extensão que visa a constituição de grupos de consumo responsável de alimentos agroecológicos e orgânicos na cidade de Florianópolis. Esta iniciativa nasceu da necessidade de grupos de agricultores viabilizarem mercados mais justos para seus produtos, associado à crescente demanda dos consumidores por alimentos mais limpos e saudáveis.

As células de consumo responsável são uma ferramenta de inovação social que promove relações de proximidade e co-responsabilidade entre agricultores e consumidores, através da venda direta de alimentos orgânicos.

A inspiração do projeto surgiu de experiências já consolidadas na Itália, conhecidas como Gruppi di Acquisto Solidale (GAS). O com este projeto é expandir o número de CCR’s e contribuir para a construção de uma rede de cidadania agroalimentar na Região Metropolitana de Florianópolis (RMF), assim como gerar dinâmicas de mercado e consumo ético e responsável, ampliando o abastecimento de produtos agroecológicos provenientes da agricultura familiar.

Programação:

9h30-10h30: Apresentação da proposta – um olhar sobre a certificação e o consumo responsável, reconectando agricultores e consumidores;

10h30-11h30: Roda de conversa com os agricultores agroecológicos;

11h30-12h: Feira e degustação de produtos orgânicos.

Mais informações pelo e-mail: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

(Ufsc, 07/11/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *