Por falta de repasse, barqueiros reduzem horários de transporte para a Costa da Lagoa
08/11/2017
Vitória da Prefeitura de Florianópolis no impasse do Plano Diretor
08/11/2017

Após três anos de insegurança jurídica, Florianópolis tem novamente um Plano Diretor

Da Coluna de Rafael Martini (DC, 08/11/2017)

Após mais de três anos de judicialização, Florianópolis pode enfim dizer que possui um Plano Diretor, o 482/2014. Nesta terça, aos 49 minutos do segundo tempo, o município conseguiu reverter num agravo em recurso especial no Superior Tribunal de Justiça as inúmeras derrotas que havia sofrido desde a primeira instância. Em resumo, os ministros do STJ entenderam que ao fim e ao cabo é papel do município, mais espeficamente do instituto de planejamento, conduzir a elaboração do Plano Diretor. Desde, claro, que com participação de entidades representativas e especialmente do Núcleo Gestor. Ou seja, na prática foram três anos insegurança jurídica para a cidade.

Enquanto isso…
A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, seccional SC, comemora decisão do STJ, que derrubou a obrigatoriedade de revisão do Plano Diretor de Florianópolis e julgou ilegítima a intromissão do Ministério Público Federal no processo. Segundo Tatiana Filomeno, presidente da entidade, há muito o que lamentar. “Foram três anos de discussões jogados fora, quando poderíamos ter feito muito mais pela cidade”, argumenta.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *