Prefeitura de Florianópolis vai reformar local que abriga cães e gatos disponíveis para adoção
31/10/2017
Fundador do Movimento Slow Food ministra palestra na UFSC dia 7 de novembro
31/10/2017

UFSC promove ’24ª Festa da Cultura de Base Açoriana de Santa Catarina’, de 10 a 12 de novembro

O Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida para a 24ª Festa da Cultura de Base Açoriana de Santa Catarina, de 10 a 12 de novembro. O Núcleo instituiu, em 1996, o Troféu Açorianidade com objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas, em prol da Cultura de Base Açoriana do estado de Santa Catarina. A entrega do troféu será no Clube Sete de Setembro, Centro de Palhoça – SC.

A escolha de pessoas, profissionais, empresas e instituições que receberão os troféus é feita anualmente pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos. Este Conselho é formado por 62 representantes das Prefeituras Municipais do litoral catarinense, Universidades Regionais, Fundações e Associações Culturais, Grupos Folclóricos, que atuam no litoral catarinense. Os componentes do Conselho Deliberativo têm o direito de fazer as indicações e posteriormente participarem da eleição dos agraciados.

A criação do protótipo do Troféu Açorianidade foi feita através de concurso público realizado em 1996, aberto a todo Estado de Santa Catarina sendo vencedor o Artista Plástico João Aurino Dias “Dão”. Nesta obra podemos ver a presença da religiosidade através da Bandeira e Pomba do Divino Espírito Santo, notamos a presença de um bote baleeiro, embarcações trazidas pelos açorianos e no verso deste troféu têm o registro de movimentos da dança folclórica açoriana.

Os nomes destes troféus fazem menção às nove ilhas do Arquipélago Açoriano. A Ilha de Santa Catarina empresta o nome ao décimo troféu, que acreditam ser a décima Ilha do arquipélago Açoriano.

Mais informações no site ou pela página do Facebook.

(Ufsc, 30/10/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *