Clipping

Udesc divulga Índice de Custo de Vida de Florianópolis em setembro com deflação de 0,34%




Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulgou nesta segunda-feira, 9, o Índice de Custo de Vida de Florianópolis em setembro, com redução de 0,34%. Foi a quinta vez no ano, a quarta seguida, que a Capital registrou deflação.

O resultado foi 0,51 ponto percentual inferior ao do mesmo período em 2016 (que registrou alta de 0,17%) e, em comparação com o mês anterior, houve redução de 0,20 ponto percentual – agosto apresentou deflação de 0,14%.

O acumulado dos primeiros nove meses é de 0,24% e a variação dos últimos doze meses é de 1,01%.

O resultado de setembro foi impactado pela redução de preços em três grupos: Alimentação (-0,59%, com redução nos subgrupos dos produtos industrializados, de elaboração primária e hortifrutigranjeiros), Serviços Públicos (-0,41%, decorrente da redução na tarifa de energia elétrica) e Outros Serviços (-0,01%). Somente o grupo Produtos Não Alimentares registrou aumento, de 0,74%.

Os dados para o índice do mês foram coletados entre 1º e 28 de setembro de 2017.

Confira o relatório mensal e a série histórica do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Capital na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição.

Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

A divulgação do Índice de Custo de Vida é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), por meio de convênio firmado em 2007.

(Udesc, 09/10/2017)



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.