Asfalto da SC-406 poderá ruir em até três semanas se ressaca e maré alta continuarem, avaliam especialistas
04/10/2017
Sintonia com a Agenda Ambiental na Administração Pública
05/10/2017

Suderf, IPUF e Observatório da Mobilidade da UFSC fazem contagem de tráfego

Está em andamento estudo de tráfego da ligação Ilha – Continente para orientar as decisões sobre o uso da ponte Hercílio Luz. Na última quinta-feira, 28, equipe da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC fez contagem de tráfego de veículos no Centro da capital, entre a Ponte Hercílio Luz e o TICEN, das 6h30 às 9h30.

O levantamento mostrou que o fluxo de veículos em um dos principais acessos do centro de Florianópolis, a Rua Padre Roma, é composto por 75% de carros, 23% de motos e 2% de caminhões e ônibus. Esses dados serão adicionados às contagens de veículos feitas em 2014 para o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus) e em 2016 pelo Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC a fim de realizar uma simulação de tráfego.

“Definir o uso da ponte Hercílio Luz não é algo simples, por isso queremos ter as melhores informações possíveis para orientar a decisão. O estudo de tráfego da ligação ilha-continente está avaliando diversos cenários possíveis e nos dará informações precisas sobre os benefícios e prejuízos de cada alternativa. No tema da mobilidade urbana, nossa visão é de que o melhor uso da ponte será aquele que permitirá que o maior número possível de pessoas – e não de veículos – possa utilizar essa infraestrutura para fazer a travessia em um tempo adequado”, comentou o diretor técnico da Suderf Celio Sztoltz.

O Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC entregará o estudo completo até dezembro ao Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis.

Interseções viárias avaliadas:
Rua Felipe Schmidt e Av. Rio Branco
Rua Adolfo Konder e Rua Hoepcke
Rua Francisco Tolentino e Rua Padre Roma
Rua Francisco Tolentino e Rua Pedro Ivo
Rua Padre Roma e Av. Paulo Fontes
Rua Pedro Ivo e Av. Paulo Fontes
Rua Felipe Schmidt e Rua Padre Roma

(SPG, 03/10/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *