Suderf, IPUF e Observatório da Mobilidade da UFSC fazem contagem de tráfego
04/10/2017
Florianópolis aceita assumir estradas que cortam a Ilha, desde que Estado repasse dinheiro
05/10/2017

Sintonia com a Agenda Ambiental na Administração Pública

Práticas que protegem o ambiente fazem parte da agenda da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), um programa do Ministério do Meio Ambiente para estimular os órgãos públicos do país a implementarem ações de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus custos.

O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: executivo, legislativo e judiciário. É uma agenda voluntária. Em 2015, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE aderiu formalmente à A3P, com a finalidade de absorver as melhores práticas socioambientais nacionais e internacionais. Na prática, o BRDE já conseguiu reduzir em cerca de 90% a quantidade de papel em suas operações em Florianópolis, passando a uitlizar o sistema eletrônico de envio de documentos entre o Banco e as cooperativas de crédito, por exemplo. E outras ações estão por vir, alinhadas à A3P.

O Banco tem fortalecido sua adesão às recomendações A3P para inserir no seu contexto interno as boas práticas sustentáveis que espera de seus clientes. Para o BRDE, usar de forma racional os recursos naturais é obrigatório. “A sociedade exige práticas sustentáveis para o planeta, e o BRDE defende que estas ações devam ser ampliadas e permanentes”, afirma o Diretor Neuto Fausto De Conto.

Comprometimento com A3P é ampliado

Como primeiro passo da implantação da Agenda, em 2016 foi constituída a Comissão A3P, composta pelos gerentes administrativos das três Agências do BRDE sob liderança da Coordenadoria de Responsabilidade Socioambiental. Também foi realizado o diagnóstico socioambiental, através do Sistema RESSOA, do Ministério do Meio Ambiente – MMA, estabelecendo as bases para os planos de ação a serem desenvolvidos.

Em maio de 2017, o BRDE ampliou seu comprometimento com a Agenda Ambiental mediante acordo de cooperação com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Secretarias de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O objetivo do acordo é a promoção e divulgação da A3P entre os órgãos públicos da Região Sul.

O benefício direto da agenda se move em seis eixos: racionalização do uso dos recursos naturais, a destinação correta dos resíduos, licitação e compras sustentáveis, construções sustentáveis, qualidade de vida no trabalho, sensibilização e capacitação.

Veja a reportagem completa em (ND, 04/10/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *