Clipping

Sessão gratuita da Udesc exibirá dois filmes sobre meio ambiente no dia 27, em Florianópolis




Dois filmes sobre o meio ambiente serão exibidos em uma sessão gratuita no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em 27 de outubro, das 8h30 às 11h50, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

O público em geral poderá assistir aos filmes “Deserto Verde”, que aborda o impacto ambiental gerado pela produção de papel e celulose, e “Espírito de Porco”, sobre a poluição provocada pela criação massiva de suínos em SC.

Após a exibição, haverá um debate com o diretor Chico Faganello e o jornalista Dauro Veras, respectivamente produtor e roteirista de “Espírito de Porco”.

Também participará do debate o professor Carlos Henrique Lemos Soares, do Laboratório de Avaliação Ecotoxicológica da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), cujas pesquisas científicas serviram de base, junto a depoimentos de moradores da Serra Catarinense, para o filme “Deserto Verde”, que também tem produção executiva e roteiro de Faganello, além de direção de Juliana Kroeger.

Inscrições e certificados

Os espectadores da sessão do dia 27, que devem se inscrever por formulário online, receberão certificados de participação. A atividade é promovida pelo projeto de ensino da Udesc Cefid Meio Ambiente por Inteiro, coordenado pela professora Alcyane Marinho.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail extensao.laplaf@hotmail.com.

“Deserto Verde”

Produzido pela empresa Filmes que Voam, o documentário ganhou dois prêmios na edição de 2016 do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM): Júri Popular de Melhor Filme na categoria “Mostra Catarinense” e Aquisição do Canal Brasil.

A narrativa trata do impacto ambiental gerado pela produção de papel e celulose, que começa com a monocultura dos pínus e termina com a contaminação de mananciais que abastecem o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do planeta.

“Espírito de Porco”

Também produzida pela Filmes que Voam, a obra é narrada em primeira pessoa por um porco morto, cujo espírito volta para esclarecer alguns episódios sobre a difamação que a espécie vem sofrendo há séculos.

O filme revela algo que quase nunca é levado em conta: o ponto de vista do porco sobre sua realidade. Esse ponto de vista nega, com veemência, que sua espécie seja responsável pela poluição e pelas crises da suinocultura industrial e deixa claro que os humanos têm uma responsabilidade maior pelos problemas atribuídos ao porco.

Serviço:

O QUÊ: Exibição gratuita dos documentários “Deserto Verde” e “Espírito de Porco”.
QUANDO: 27 de outubro, das 8h30 às 11h50.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito e aberto ao público, com inscrições pela internet.

(Udesc, 17/10/2017)



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.