Veterinários da Prefeitura de Florianópolis ampliam horário de atendimento
17/10/2017
Aplicativo 48 Táxi vai substituir parte da frota oficial da Prefeitura de Florianópolis
17/10/2017

Santa Catarina é o sexto estado que mais produz energia limpa no país

Santa Catarina é o sexto estado que mais produz energia limpa, 90% do consumo é gerado através da água, sol ou vento, como mostrou o Bom Dia Santa Catarina. O quadro Falando em Sustentabilidade desta terça-feira (17) apresentou um panorama do setor no estado.

Clique e assista ao vídeo: https://g1.globo.com/google/amp/https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/santa-catarina-e-o-sexto-estado-que-mais-produz-energia-limpa-no-pais.ghtml

No Norte catarinense, um casal de Joinville reduziu a conta de luz depois de instalar placas solares na residência. Além de gastar menos, eles ajudam os vizinhos e contribuem para o crescimento do uso de fontes de energia limpa no estado.

“Para o Brasil, é uma atividade para economizar energia, porque produzir óleo e o carvão dá muita poluição”, explicou o agricultor Dario Hardt.

A energia que eles produzem através das placas solares ajuda a abastecer a casa e ajuda os vizinhos. O que sobra, vai para a rede das Centrais Elétricas Santa Catarina (Celesc) e é distribuída para outras casas.

Projetos para geração de energia limpa estão espalhados pelo estado. “É uma alternativa para ajudar a natureza e fazer uma economia ao longo dos anos”, comentou Hardt.

Uma usina em Tubarão, no Sul, também usa o sol para produzir energia que abastece mais de duas mil famílias.

“A energia solar fotovoltaica é totalmente renovável. No mundo inteiro, começa a ser difundida. A gente sabe de antemão que a melhor aplicação para energia fotovoltaica é no local, ou seja, colocar no teto das residências. Você não tem custo de transmissão de energia”, afirmou o engenheiro mecânico Roberto Maes.

Em Água Doce, no Oeste, há um parque de geração de energia eólica, que contribui para a economia do município. “Em se tratando de energia limpa, ela é considerada uma das fontes que geram o menor impacto”, declarou a guia do parque Karin Orso.

Na próxima semana, o Falando em Sustentabilidade apresenta a experiência de uma cidade em que a cultura e a música ajudam a sustentar um sonho.

(G1, 17/10/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *