Viabilidade do desfile do Carnaval 2018 gera apreensão em Florianópolis
16/10/2017
Rendeira, um símbolo de resistência cultural em Florianópolis
16/10/2017

Projeto aumenta videomonitoramento em uma das principais ruas do comércio de Florianópolis

Importante via do Centro, revitalizada entre 2011 e 2012 para se transformar em uma espécie de shopping a céu aberto no coração de Florianópolis, a Rua Vidal Ramos, ao mesmo tempo que fervilha durante o dia, torna-se um lugar pacato e sem movimento à noite e nos fins de semana. Furtos e arrombamentos são comuns no local, segundo a Guarda Municipal da Capital.

Na tentativa de prevenir os crimes, o uso e tráfico de drogas, projeto da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), prefeitura de Florianópolis e Acate pretende aumentar a segurança na Vidal Ramos por meio de um sistema de videomonitoramento que conecta todas as câmeras de vigilância da via. Uma lojista conta que ocorreram sete arrombamentos nos últimos cinco meses.

— Uma loja foi furtada duas vezes num intervalo de um mês e meio. Na segunda-feira [dia 9], uma mulher teve a bolsa arrancada do braço e o ladrão fugiu. Acho que as câmeras vão ajudar a evitar esses casos — acredita a vendedora Jéssica Terezinha da Rosa, de 19 anos.

O sistema será compartilhado entre moradores e empresários da região, PM e Guarda Municipal. Hoje, por exemplo, cada lojista pode monitorar, pelos equipamentos, o que acontece na câmera instalada em sua loja, mas com as mudanças, poderá monitorar todas as câmeras do sistema. Marcus José Rocha, superintendente de Ciência e Tecnologia da prefeitura de Florianópolis, diz que a ação ampliará significativamente a área de cobertura.

— Para a prefeitura isso é muito positivo, porque podemos ter várias câmeras ligadas a custo quase zero, hoje não temos esse acesso. Vamos fazer o teste, se todos aprovarem, as empresas participantes vão poder se unir e oferecer isso como um produto para a cidade —afirma Rocha. Ele acrescenta, no entanto, que a expansão desse sistema para outros pontos da Capital ainda dependerá da demanda do município.

Segundo Rocha, a ação na Vidal Ramos é a primeira, um projeto-piloto do programa Laboratório de Inovação Urbana, que será desenvolvido a longo prazo, voltado a viabilizar projetos de inovação que impactem em questões urbanas da cidade.

— A intenção é transformar Florianópolis em um laboratório a céu aberto para a inovação e esse projeto é o primeiro passo nesse sentido — deseja Rocha.

Ocorrências

Chefe de operações da Guarda Municipal, Ricardo Pastrana, afirma que os agentes atendem chamados de moradores e lojistas diariamente na Vidal Ramos, principalmente furtos, arrombamentos, uso e tráfico de drogas, além de roubos pontuais. No início do mês, exemplifica, a Guarda atendeu um telefonema que alertava sobre três pessoas em atitude suspeita na via que àquela hora estava deserta. Ao chegar ao local, os agentes constataram que dois dos três homens estavam com mandado de prisão em aberto por roubo. Os dois foram levados então para a delegacia e de lá encaminhados para o sistema prisional.

— Nós temos um grupo no centro que se chama projeto Guardião e atende os comerciantes. Esse projeto consiste em adicionar todos os comerciantes pelo Whatsapp, porque tinha ocorrido um furto em uma loja de bolsas. A gente não encontrou o produto do furto, mas como os mandados estavam em aberto, eles foram presos — explica Pastrana.

Resta agora saber quando as câmeras serão efetivamente instaladas, já que a Acif não soube precisar a data, informando apenas que deve ocorrer ainda neste mês de outubro. É o que espera a gerente de um loja de roupas, Márcia Cecília da Silva, que até os produtos da vitrine afastados da porta têm que colocar para evitar os “mãos leves”.

— A gente tem que estar esperta, se não eles levam mesmo — conclui Márcia.

(DC, 16/10/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *