Quadra da orla da Beira-Mar Norte é irregular, diz SPU
31/10/2017
Pacto Pela Inovação é um novo rumo para a economia de Santa Catarina
31/10/2017

Prefeitura de Florianópolis remove pedras colocadas irregularmente na praia de Ingleses

Da Coluna de Rafael Martini (DC, 31/10/2017)

Equipes da prefeitura da Capital iniciaram a remoção das pedras colocadas irregularmente na orla da praia de Ingleses. Segundo relatos da população local, a obra foi iniciada no fim da semana passada, normalmente durante a noite, sem autorização da Floram. Os proprietários apresentaram um documento da Fatma para justificar a ação, porém a validade não foi confirmada pelo órgão estadual. O trabalho da prefeitura se estenderá alguns dias, pois vai atuar na remoção de outras obras particulares realizadas irregularmente na orla do balneário do norte da Ilha.

Visão estratégica

Rodrigo Barletta, oceanógrafo e gerente de projetos da multinacional norte-americana CB&I, especializado em gerenciamento costeiro radicado em Florianópolis, acaba de retornar dos EUA. Ele participou do seminário nacional sobre preservação das praias, em Fort Lauderdale. Doutor em engenharia ambiental pela UFSC, Barletta é um dos maiores especialistas no país em projetos de engordamento de praias. E não tem dúvida: é preciso que discuta este problema com a seriedade necessária.

Aliás

Barletta explica que nos Estados Unidos já existem dotações orçamentárias específicas para estudos ambientais e implementação dos programas de engordamento das faixas de areia. “O retorno se dá na medida em que recuperam-se as áreas para o turismo, mas por aqui ainda estamos longe.”

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *