Defesa Civil de Florianópolis interdita dois bares na Praia Mole em função da ressaca
27/10/2017
Agenda de 30 de outubro até 05 de novembro de 2017
27/10/2017

HQ inspirada na mitologia Franklin Cascaes será lançada nesta quinta-feira em Florianópolis

O designer manezinho Maurício Paiva decidiu levar seu projeto de conclusão do curso de Design Gráfico da Udesc adiante e produzir uma história em quadrinhos sobre Franklin Cascaes, pesquisador da cultura açoriana que, se vivo, teria completado 109 anos no dia 16 de outubro. O Fadólico será lançado nesta quinta-feira, com distribuição gratuita, no Sítio, na Lagoa da Conceição, a partir das 19h.

— Conheci os contos dele por aí, não tenho certeza como, mas sempre tive contato com sua mitologia. Também sempre gostei do sobrenatural. Quando descobri que ele queria colocar as histórias locais em evidência, também tive essa vontade — explica Maurício.

O morador do Canto da Lagoa se apaixonou pelas histórias em quadrinhos ainda na infância. Na graduação, teve a oportunidade de juntar a vontade de criar sua própria HQ com a de produzir uma obra que homenageasse a Ilha. Porém, na época acabou se dedicando mais ao roteiro e ao projeto gráfico e não conseguiu desenhar muitas páginas. Foi só depois de formado que ele decidiu abandonar o emprego em uma agência para se dedicar a O Fadólico – que posteriormente foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo a Cultura e pôde enfim ser finalizado.

— Vi que era uma cultura que vem se acabando. Apesar de Franklin Cascaes ser um nome conhecido, muita gente não sabe quem ele realmente era ou qual era seu trabalho. Seus livros trazem termos e expressões arcaicas, desconhecidos hoje em dia. Quando botei no desenho foi legal porque tudo isso virou ilustração — conta o designer, que pretende continuar no ramo dos quadrinhos.

Toda em preto e branco, com exceção da capa, a HQ traz em uma linguagem contemporânea dois contos de Cascaes, Balanço Bruxólico, mais conhecido, e O Padre e as Perdizes. A história mistura ficção com discussões relevantes atualmente, mas que já eram levantadas pelo pesquisador na década de 1960, como a preservação da identidade, da cultura, do meio ambiente e das belezas naturais da Ilha. O ponto de partida é o encontro entre Eliza, uma estudante de jornalismo, com o Seu Francolino. Os nomes são uma homenagem – Eliza vem de Elizabeth, professora e esposa de Cascaes, e Francolino era o apelido do escritor.

1500 livros serão distribuídos gratuitamente em escolas, universidades e via Fundação Franklin Cascaes. No dia do lançamento também haverá uma pequena exposição do ilustrador.

Agende-se
Lançamento de O Fadólico, de Maurício Paiva
Quando: quinta-feira, às 19h
Onde: O Sítio (Rua Francisca Luísa Vieira, 53, Lagoa da Conceição, Florianópolis)
Quanto: evento gratuito, com distribuição gratuita dos livros

(DC, 26/10/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *