Obra do elevado do Rio Tavares passa por novas escavações
26/10/2017
Entidades elogiam decisão do TRF-4, mas advertem para insegurança
26/10/2017

FIESC, ENGIE e WEG lançam o Programa Indústria Solar

Em uma iniciativa inédita no Brasil, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) se une a duas das maiores empresas do país, ENGIE e WEG, para lançar na próxima sexta-feira (27), às 10h30, o Programa Indústria Solar. O objetivo do projeto é incentivar a geração de energia solar pelas mais de 50 mil indústrias do estado, ajudando a construir um futuro mais sustentável e tornando o setor produtivo catarinense mais moderno, eficiente e competitivo.

O Programa Indústria Solar está dividido em fases, sendo que a primeira consiste de um projeto piloto que ofertará sistemas fotovoltaicos residenciais com condições facilitadas para os colaboradores da FIESC, ENGIE e WEG, SESI/SC, SENAI/SC, IEL e CELESC. No caso da ENGIE e WEG, o programa é válido para funcionários de todo o país. Os participantes terão acesso a linhas de financiamento com taxas de juros menores do que as praticadas no mercado, assim como a preços diferenciados. As inscrições para essa etapa começarão no dia 20 de novembro.

Na fase seguinte, prevista para 2018, será a vez de colaboradores de outras empresas catarinenses participarem. Posteriormente, serão as próprias indústrias as beneficiadas.

Mesmo nesta etapa piloto, o programa já se destaca por seus números. FIESC, ENGIE, WEG, SESI/SC, SENAI/SC, IEL e CELESC possuem mais de 40 mil colaboradores e se apenas 10% destes aderirem à iniciativa, serão quatro mil novos sistemas fotovoltaicos entrando em operação no Brasil. Para se ter ideia da dimensão que isso representa, segundo os dados mais recentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o país conta atualmente com somente 16 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica.

O Programa Indústria Solar terá ainda o apoio da CELESC, BRDE e CECRED.

Como funciona a tecnologia

Um sistema fotovoltaico gera energia elétrica por meio da radiação solar. Normalmente instalado nos telhados, o sistema é a tecnologia mais disseminada no planeta para a microgeração distribuída de energia limpa e renovável.

As residências e empresas que possuem esses sistemas produzem a própria energia que consomem, sendo que qualquer excedente é jogado na rede elétrica e se transforma em créditos junto à Distribuidora. Esses créditos, que possuem uma validade de cinco anos, são utilizados nos momentos em que a unidade estiver consumindo mais energia do que gerando, como dias de chuva ou à noite.

Serviço:

Lançamento do Programa Indústria Solar
Sexta-feira (27), 10h30
Sede da FIESC – Rod. Admar Gonzaga, 2765
Presença dos presidentes da FIESC, ENGIE Energia, ENGIE Solar, representantes da WEG e de indústrias catarinenses.

Sobre os envolvidos:

FIESC

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) atua em sinergia com ações voltadas à promoção de um ambiente favorável aos negócios e ao estímulo à inovação. Mantida e administrada pelo setor industrial com os mesmos parâmetros das melhores empresas privadas, a FIESC compõe um dos alicerces da competitividade industrial catarinense.

ENGIE

Maior geradora privada de energia elétrico do país, a ENGIE opera, atualmente, em 32 usinas em todo o Brasil, sendo 90% da sua capacidade instalada proveniente de fontes limpas e renováveis. O grupo também oferece soluções para comercialização de energia e eficiência elétrica, além de serviços relacionados à engenharia e integração de sistemas.

WEG

A catarinense WEG é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. Com uma ampla linha de produtos, a empresa busca em suas operações sempre a eficiência, redução de custos e o aumento da produtividade, oferecendo a seus clientes por meio de seus produtos este mesmos valores. Entre suas missões estão o crescimento contínuo e sustentável e a inovação.

(Economiasc, 25/10/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *