Audiência Pública População em Situação de Rua: Direitos e Violações
11/10/2017
“O mais importante é a inovação”, diz embaixador do Reino Unido
11/10/2017

Vão central da Ponte Hercílio Luz é elevado em mais 11 centímetros

A segunda etapa da nova fase da transferência de carga do vão central da Ponte Hercílio Luz foi concluída no começo da madrugada desta quarta-feira, em Florianópolis. A operação que começou às 23h45min de terça terminou à 0h17min. Foram elevados 11 centímetros da estrutura, além dos 8,7 erguidos na segunda-feira e dos 13 içados em fevereiro deste ano.

Nesse processo, as 4,4 mil toneladas do vão central vão ficar apoiadas nas quatro bases de sustentação provisórias construídas sob o mar. Outras duas operações, com previsão de levantamento de mais 10 centímetros cada, serão feitas nas noites de quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de outubro.

O governo do Estado informou que antes do começo dos trabalhos desta terça, a Teixeira Duarte, responsável pela reforma da ponte, apresentou um documento com todas as análises das últimas 24 horas, o que autorizou a transferência de carga.

Próximos passos da obra

Com a conclusão da transferência de carga no final de semana, na segunda quinzena de outubro inicia a retirada dos pendurais, barras verticais do vão central usadas para suportar as barras de olhal. O trabalho vai se estender até o começo de novembro e fará as duas torres cederem entre 7 e 9 centímetros cada uma. Para isso, oito cabos de estaiamento foram instalados. Eles vão segurar as torres durante as retiradas das peças. Em três semanas, apontam os engenheiros da Teixeira Duarte, essa etapa estará pronta.

Será a vez, então, a partir de novembro, de usar novamente macacos hidráulicos. Eles vão levantar as barras de olhal em 70 centímetros cada. Assim, explica Diotallevy, não haverá mais tensão entre elas, o que possibilitará retirá-las sem acidentes. Serão 360 barras de 1,8 mil toneladas cada substituídas. Isso deve ocorrer em duas etapas até fevereiro de 2018 para que comecem os preparativos da colocação das novas peças, a partir de junho.

(DC, 11/10/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *