CDL apoia campanha de adoção de mobiliário urbano da Comcap
25/10/2017
Estrangeiros conhecem lixo zero e desperdício zero em SC
25/10/2017

Em Florianópolis, setores público e privado discutem construção de cidades inteligentes

Florianópolis recebe nesta quinta-feira (26) o Encontro Regional Sul do Connected Smart Cities 2018, no Hotel Sesc Cacupé. O objetivo do evento é promover um fórum de debate para fortalecer a cooperação entre os principais atores – empresas, entidades e governos- e lançar as bases para a construção de cidades inteligentes, humanas e conectadas.

“O Connected Smart Cities vem trazendo este tema à tona em várias regiões do país, e agora a cidade reconhecida como a ‘capital da inovação’ será a anfitriã do Encontro, integrando academia, governo e sociedade. É primordial sensibilizar os agentes públicos quanto à relevância do bem-estar das pessoas e do capital humano nas cidades”, afirma a presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio-SC, Jamile Sabatini Marques.

Polo tecnológico

Com mais de 900 empresas a todo vapor, a Capital é um dos principais polos de conhecimento tecnológico no Brasil e é reconhecida pela ACATE Tech Report 2015 como a 3° cidade do país em faturamento médio-o setor movimenta cerca de cinco bilhões de reais por ano.

Florianópolis também se destaca como uma das cidades que mais geram conhecimento tecnológico no Ranking Connected Smart Cities 2017, feito pela Urban Systems, que leva em conta 11 eixos de análise. “Não é por acaso que a cidade também é uma das melhores para se fazer negócios, com destaque para o capital humano, setor atrelado ao desenvolvimento de eixos de educação, empreendedorismo e tecnologia e inovação”, aponta o CEO da Urban Systems, Thomaz Assumpção.

Programação

A programação contará com a presença de André Gomyde, presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, às 9h20, e Jorge Abrahão, presidente do Programa Cidades Sustentáveis, às 9h50, além da apresentação dos Indicadores Connected Smart Cities pelo presidente da Urban Systems,Thomaz Assumpção, às 11h.

O diretor do laboratório acadêmico LabCHIS (Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis) na UFSC, professor Eduardo Moreira da Costa, apresentará às 10h30h o relatório Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis: Caso Ponte Hercilio Luz e seu entorno, resultado do workshop realizado em julho na Fecomércio SC. O conteúdo será disponibilizado na versão digital no site do LabCHIS e da Federação após a apresentação.

“Esta é uma rara oportunidade de reconciliação entre governo e sociedade, pois, ao contrário das outras duas esferas, federal e estadual, os governantes moram na mesma cidade e têm interesses comuns com a população. É importante focarmos nas soluções para as pessoas, não apenas nas tecnologias. Pessoas conectadas constroem Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis”, afirma o professor.

A coordenadora-geral de Formação, Sistema e Infraestrutura do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Eloá Jane Fernandes Mateus, falará sobre o papel das organizações de fomento no desenvolvimento de Smart Cities, às 11h30. Na sequência o presidente da SPin Soluções Públicas Inteligentes, Vitor Amuri Antunes, abordará como as PPP´s podem impactar no desenvolvimento de Smart Cities, às 11h45. O coordenador da Frente Cidades Inteligentes do Estudo IoT do BNDES, Eduardo Kaplan Barbosa, abordará sobre dados abertos e geração de negócios para o desenvolvimento de Smart Cities, às 12h.

Os prefeitos das três capitais da região Sul abrem a programação da tarde: Gean Loureiro fala sobre Florianópolis às 13h45, Rafael Greca apresenta o case de Curitiba às 14h, e Nelson Marchezan Junior discorre sobre os indicadores de Porto Alegre às 14h15. O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, completa o cronograma, às 14h30.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal do Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Marcus J. Rocha, modera o debate com os quatro gestores, antes da rodada de negócios com empresas fornecedoras de soluções para cidades.

O encontro conta com o apoio da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio-SC e a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, hub que integra a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e reúne secretários municipais de desenvolvimento econômico e dirigentes municipais de 350 cidades do país.

(Adjori, 24/10/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *