Força-tarefa aborda 17 pessoas em situação de rua na Lagoa da Conceição
27/10/2017
HQ inspirada na mitologia Franklin Cascaes será lançada nesta quinta-feira em Florianópolis
27/10/2017

Defesa Civil de Florianópolis interdita dois bares na Praia Mole em função da ressaca

Reconhecidos pontos de encontro na Praia Mole, os bares do Deca e do Cana Verde foram interditados preventivamente nesta quinta-feira (27) pela Defesa Civil de Florianópolis. O avanço do mar provocado pela ressaca destruiu por completo o Moendas Restaurante e Bar e deixou estragos nos deques dos outros dois estabelecimentos. O diretor da Floram (Fundação Meio Ambiente), Marcos Leandro da Silva, lembra de que os 72 imóveis afetados nas seis praias da Ilha de Santa Catarina pelo fenômeno não poderão ser reconstruídos.

Inaugurado em 1982, o Bar do Deca é um ponto de encontro para festas temáticas e baladas com DJs. Localizado no canto esquerdo da Praia Mole, no acesso para a Praia da Galheta, o estabelecimento abria durante todos os dias do ano. Para conter a força do mar, o proprietário fez uma barreira com sacos de areia.

A Defesa Civil fez a interdição e o proprietário do Deca retirou as janelas de vidro. “Com a evolução diária do mar, a erosão provocada deixou as estruturas com risco de desabamento e, por isso, optamos pela interdição temporária. Após o fenômeno, que deve terminar com a fim da primavera, faremos uma nova vistoria para avaliar os estragos. Não está descartada a hipótese de demolição”, afirmou o diretor da Defesa Civil de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado.

O diretor da Floram adverte que é proibida a construção em área de marinha e que todas as praias têm uma ACP (Ação Civil Pública) solicitando a demolição de algum imóvel. “Durante a limpeza das praias, prevista para o começo de novembro, faremos uma operação conjunta com a Defesa Civil para identificar os imóveis afetados. Ninguém poderá reconstruir sem autorização, nem mesmo a colocação de barreiras é permitida sem a anuência da Floram”, observou Marcos Leandro.

Desde o mês de maio, a ressaca já atingiu as praias de Canasvieiras, Ingleses, Brava, Matadeiro, Caldeirão e Mole.

(Veja Matéria completa em ND, 26/10/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *