Clipping

A Cidade do Futuro




Exemplos de cidades realmente sustentáveis são algumas das lições contidas na edição especial da revista “Exame” sobre ‘A Cidade do Futuro’. Considerada a melhor para se viver no planeta, Melbourne, na Austrália, utiliza uma fórmula aparentemente simples: atenção ao centro, com revitalização, facilitação de moradia e abertura de negócios, Parcerias Público-privadas (PPPs) e foco no transporte público.

Na mesma edição, a “Exame” traz o ranking das 100 melhores cidades do Brasil para se investir em negócios. Santa Catarina em 2º lugar, com 11 cidades, apenas atrás de São Paulo (37). Isso não surpreende, porém não deixa de ser admirável que Florianópolis ocupe o 6º lugar.

É admirável porque nossa Capital tem sido vítima da sua própria falta de planejamento, do crescimento desordenado e, especialmente, da burocracia, da judicialização e da criminalização que há uma década travam o Plano Diretor, afugentam investidores e a transformam na Capital da insegurança jurídica no país que é um dos campeões do mundo nesse quesito.

Se Florianópolis ainda é uma das melhores cidades para se investir no Brasil, isso só pode ser atribuído à capacidade de trabalho, empreendedorismo e superação dos manezinhos e daqueles que manezinhos se naturalizaram. É essa grande maioria que integra o recém-lançado movimento Floripa Sustentável, que, de forma democrática e transparente, busca saber o que a cidade quer ser no futuro.

Esse diálogo genuíno me leva à convicção de que trilharemos o caminho correto para Florianópolis performar em vários níveis. O primeiro é constitucional – é a Capital do Estado e deve voltar a liderar a inteligência desenvolvimentista catarinense. Precisa se consolidar como metrópole cultural e tecnológica, a Cidade do Conhecimento.

Marítima e receptiva por vocação, é o grande polo do turismo do Sul do país, fazendo dos seus parques urbanos referência em preservação ambiental e qualidade de vida. Florianópolis é uma cidade bem sucedida, que foi construída por seus cidadãos. A melhor capital do melhor Estado do Brasil. Precisa de coragem e determinação para superar os desafios e continuar a ser essa melhor cidade, a capital e orgulho de todos os catarinenses.

Vinicius Lummertz
Presidente da Embratur

Texto originalmente publicado na edição de 21 e 22 de outrubro de 2017 no jornal Notícias do Dia.

(Floripa Sustentável, 21/10/2017)



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.