MPF aceita acordo ambiental em ação contra o maior prédio residencial do país
04/09/2017
Udesc divulga Índice de Custo de Vida de Florianópolis em agosto com deflação de 0,14%
05/09/2017

Unisul está entre as gestoras da Cidade Unesco de Gastronomia

CidadeUnescoGastronomia.jpg

A capital catarinense, Florianópolis, integra um grupo seleto do projeto Cidades Unesco da Gastronomia, coordenado pela Associação FloripaAmanhã. A Associação foi fundada em 2005 por iniciativa de cidadãos conscientes, dos mais diversos setores, que desejam tornar a cidade cada vez melhor: preservada, planejada, inovadora e segura.

As ações da FloripAmanhã são divididas em quatro eixos temáticos inter-relacionados como a revitalização de áreas públicas, articulações intersetoriais para solucionar problemas da cidade, o Planejamento de Cidade Sustentável e cidade Criativa. A Unisul atua diretamente no eixo Cidade Criativa, através do projeto Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia, como membro do Grupo Gestor.

Os acadêmicos de gastronomia participam indiretamente com eventos realizados, em conjunto à associação, como a famigerada Fena Ostra. “A associação cuida e planeja, juntamente com os representantes das demais instituições do grupo gestor, de por exemplo o concurso acadêmico da Fena Ostra. Os nossos alunos são preparados para participar de um concurso que fora formatado por profissionais de dentro das instituições de ensino ligados ao concurso”, ressalta Daniel.

A universidade agrega como apoiadora desses acontecimentos faz o diferencial para os estudantes da instituição. “Considero que é um grande diferencial ser acadêmico de Gastronomia na UNISUL, uma instituição que apoia esta iniciativa. O acadêmico já sai com a chancela no seu currículo, sua formação foi efetuada em uma Instituição que está inserida em uma cidade que é detentora do título: Cidades UNESCO da Gastronomia.”, finaliza o professor de gastronomia.

As outras cidades criativas do setor Gastronômico são: Belém, Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia), Tucson (EUA), Resht (Irão), Phuket (Tailândia), Parma (Itália), Jeonju (Coreia do Sul), Bergen (Noruega), Dénia (Espanha), Enseada (México), Popayán (Colômbia) e Gaziantep (Turquia).

O título Cidade Unesco da Gastronomia gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. “Fazer parte deste grupo não se resume a um simples título, para Florianópolis ter entrado neste grupo e principalmente permanecer, muito trabalho foi e é necessário. Trabalho este, que contribui nas mais variadas áreas da cidade. Um dossiê foi preparado para ser entregue a UNESCO, que contém informativos da cultura, costumes e tradições além é claro da gastronomia de nossa região”, ressalta professor Daniel Augusto Heerdt de Paiva, representante da Unisul na gestão gastronômica.

(Hoje Unisul, 01/09/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *