Clipping

Prefeitura de São José apresenta projeto para revitalização da orla do Centro Histórico




O Centro Histórico de São José, na Grande Florianópolis, já tem projeto para ser revitalizado. A prefeita Adeliana Dal Pont se reuniu na última semana com moradores da região para apresenta-lo. O projeto está em fase de obtenção das licenças ambientais e o custo previsto para a obra é de cerca de R$ 3 milhões. O objetivo da Prefeitura é poder iniciar as obras em meados de 2018.

“Do mesmo modo como fizemos na Ponta de Baixo, no Lisboa e na Serraria, chamamos a comunidade para mostrar o projeto. Estamos em uma época de poucos recursos, então é importante garantir que este dinheiro será bem gasto em uma obra que atenda às necessidades da população”, assinalou a prefeita.

Segundo Adeliana, o projeto de revitalização foi pensado com o objetivo principal de voltar novamente o Centro Histórico para o mar, propiciando mais áreas de lazer e convívio, além de incentivar o turismo, o transporte marítimo e os esportes náuticos. O trapiche será maior do que o da Ponta de Baixo e terá 3,6 metros de largura, cerca de 80 metros de comprimento e dois flutuantes que serão fixados na lateral da estrutura. Segundo a equipe técnica, essa dimensão já é suficiente de calado para as embarcações.

Também está sendo proposta a construção de uma escadaria de contemplação fazendo a ligação de uma parte da calçada, localizada nos fundos do prédio da Câmara de Vereadores, com o mar. A ideia é ter um local onde as pessoas possam se sentar para ver a paisagem e o mar. Após discutir com a comunidade, a equipe explicou que o ginásio dará lugar a uma nova praça, bicicletário e duas quadras, sendo uma poliesportiva e outra com grama sintética. A praça contará com mobiliário, mesas de xadrez e espaço para piquenique, sendo que a disposição das árvores foi pensada para que, das 12h às 13h, haja sombra sobre as mesas.

O projeto prevê ainda paisagismo, faixas elevadas para pedestres, revitalização das calçadas e do sistema de iluminação, que passará a ter lâmpadas LED. De acordo com o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Rodrigo de Andrade, o projeto prevê ainda a construção de uma calçada fazendo a ligação com a Praia da Praça ou Praia do Creta. “Nossa ideia é fazer um projeto como o que exista na Praia da Pinheira, com iluminação em toda a orla”, aponta Rodrigo.

(Deolhonailha, 26/09/2017)



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.