‘Coleta Seletiva Solidária’ fala da importância da reciclagem na UFSC
20/09/2017
Uso da Ponte Hercílio Luz após restauração será tema de oficina promovida pela FloripAmanhã
20/09/2017

Praça Pio 12, no Centro de Florianópolis, caiu no esquecimento

Ocupada por moradores de rua, com pouca iluminação e insegura, a praça Pio 12, localizada entre as ruas Felipe Schmidt e Tenente Silveira, no Centro da Capital, é alvo de reclamações e medo de quem a frequenta ou mora nas imediações. “Temos uma praça ocupada por moradores em situação de rua e mal iluminada, o que potencializa o medo e os riscos de circular aqui à noite. É perigoso”, diz o aposentado Vítor Pereira, 64 anos.

A prefeitura, por meio do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), informou que a praça Pio 12 está concedida ao estacionamento subsolo e cabe ao empreendedor garantir a manutenção do local. Conforme o Ipuf, a Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) busca, na medida do possível, acompanhar o cumprimento desta concessão e fazer com que o espaço esteja regularmente em bom estado de conservação.

Conforme o administrador do Estacionamento Pio XII, Ebert Rios, a concessão vai até 2027 e no contrato consta que iluminação, recolhimento de lixo e segurança são de responsabilidade da prefeitura. “A manutenção dos jardins e a limpeza do local é feita por nós diariamente. O restante é de responsabilidade da prefeitura”, afirma.

O funcionário do estacionamento, Santílio de Souza, 53, tenta fazer a manutenção da praça. “Molho as flores e plantas diariamente. Procuro recolher o lixo todas as manhãs e recolho os pertences deixados pelos moradores de rua. Recentemente o local foi reformado, mas é difícil de controlar tudo”, conta.

A prefeitura informou ainda que a iluminação será melhorada pelo projeto Floripa Iluminada, que renovará todas as lâmpadas de iluminação pública da cidade. Quanto a moradores de rua, a prefeitura faz um trabalho conjunto com o Ministério Público. Quanto ao lixo, o recolhimento nas lixeiras é feito pela Comcap de três a quatro vezes por semana.

(Confira Matéria completa em Notícias do Dia, 20/09/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *