Pesquisador da Nasa faz palestra em Florianópolis nesta segunda-feira
11/09/2017
Português fala em Florianópolis sobre desafios das gestões públicas municipais
11/09/2017

Parque de Coqueiros terá atividades do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fará, por meio do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), a ação “Rondon em Casa” no dia 17 de setembro, às 14h30, no Parque de Coqueiros. O evento vai reunir atividades lúdicas, medição de pressão e alongamentos, além de apresentar o Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Udesc, para a comunidade. “Queremos trazer um pouco do que a gente vive nos dez dias de operação aqui para Florianópolis e mobilizar a comunidade de todos os centros para a extensão universitária”, explica a acadêmica Thaise Aguiar da Silva, da quarta fase do curso de Fisioterapia do Cefid e monitora do NER.

Inscrições de alunos
Até domingo, dia 10 de setembro, os acadêmicos de todos os centros que quiserem participar da ação devem enviar nome completo, data de nascimento, CPF, curso e centro do qual fazem parte para o e-mail rondon.cefid@gmail.com. Quem participar receberá certificado.O diretor-geral do Cefid, Paulo Henrique Xavier de Souza, ressalta que o centro “cumpre com o seu papel de transformar a sociedade e formar cidadãos” e que “o evento é mais uma ação em que alunos, técnicos e professores estarão a serviço da comunidade”.”A proposta é fazer com que os acadêmicos percebam a sociedade como um todo e não só a parte ligada à sua área de formação. Além de preparar para a operação, o Rondon em Casa quer fazer os alunos ter essa percepção de humanidade e estar próximos das pessoas”, diz o coordenador do NER, Alfredo Balduíno Santos.

Mais de 275 mil pessoas atendidas em operações
Em 13 operações (atividades com duração de dez dias) feitas a partir de 2010, o NER já realizou cerca de 9,1 mil atividades, envolvendo 2,3 mil rondonistas e a participação de um público de mais de 275 mil pessoas em Santa Catarina, Paraná, Goiás e Argentina.O núcleo possibilita o intercâmbio de acadêmicos e a inserção da Udesc em diferentes áreas do conhecimento de cenários diversos de SC, sempre na busca do desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade.Para os acadêmicos participantes do NER, a extensão pode ser percebida como uma ação de resposta da Udesc à sociedade que a financia, com a realização de atividades com foco em todas as comunidades e o compartilhamento do saber científico produzido pela universidade.
“O motivo que faz com que eu queira participar e estar cada vez mais envolvida com o projeto é o que a gente recebe em troca. A gratidão das pessoas, o sorriso de cada criança e o abraço de cada idoso, dinheiro nenhum pode pagar”, destaca Thaise, que participou da Operação Caminhos do Sul, entre 12 e 22 de julho deste ano.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8657, das 13h às 21h, e pelo e-mail rondon.cefid@gmail.com.
A programação completa ainda será divulgada. Em caso de chuva, a ação será no prédio do Cefid, no bairro Coqueiros.

(Folha de Coqueiros, 09/09/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *