FRBL aprova projeto “Protetores Ambientais em Santa Catarina”
19/09/2017
Acif apresenta estudo para engordamento da faixa de areia em Canasvieiras
19/09/2017

Levantamento aponta desempenho de SC em 28 indicadores de gestão estadual

Um levantamento apontou o desempenho de Santa Catarina em 28 indicadores de gestão estadual analisados pela empresa de consultoria Macroplan. Pela comparação com os outros 25 estados e Distrito Federal, Santa Catarina ficou em segundo lugar no geral, perdendo apenas para São Paulo.

Os dados, baseados em indicadores como Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Departamento de Informática do SUS (Datasus) foram organizados em nove áreas: educação, saúde, segurança, juventude, infraestrutura, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, condições de vida e institucional.

Segundo a Macroplan, o estudo busca contribuir para a melhoria da gestão pública ao fornecer uma análise comparativa do desempenho das 27 unidades da federação nos 28 indicadores.

Santa Catarina ficou em primeiro lugar em:

empregos formais

menor taxa de mortalidade infantil

distribuição de renda

índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino fundamental

menor taxa de desemprego

expectativa de vida

menor número de jovens de 15 a 29 anos que não estudam, não trabalham e não procuram emprego

menor porcentagem de pessoas abaixo da linha da pobreza

Em contrapartida, Santa Catarina teve desempenho mais fraco em outras questões. Ocupa a 23ª posição por conta do congestionamento da Justiça, o 15º pela sua taxa de mortes por acidente de trânsito, e ficou na 14ª posição em razão das interrupções de fornecimento de energia elétrica. Também é o 11º em qualidade das rodovias.

Demais indicadores

Nos demais indicadores, o estado ficou em 2º lugar em:

taxa de déficit habitacional

renda domiciliar per capita

taxa de homicídios

taxa de gravidez precoce

Santa Catarina foi o terceiro melhor estado em proporção de rodovias pavimentadas. Nos indicadores de jovens com ensino superior completo, taxa de analfabetismo de jovens e adultos, PIB per capita e transparência, o estado ficou em quarto lugar. Santa Catarina também é o quinto estado com maior escolaridade média da população adulta.

O estado foi o sexto em acesso à internet e acesso à telefonia. Por fim, Santa Catarina obteve o oitavo lugar no Ideb do ensino médio, saneamento adequado e horas de interrupção do fornecimento de energia elétrica.

(G1, 19/09/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *