Santa Catarina recebe 1º Encontro Sobre Lixo Marinho do Atlântico Sul
25/09/2017
Ressaca causa prejuízos de R$ 4 milhões em praias de Florianópolis
26/09/2017

FloripAmanhã vai representar Florianópolis em festival gastronômico na Espanha

BannerDNA_491x680_Vertical-467x670.jpg

Florianópolis vai participar do Festival Gastronômico de Dénia, na Espanha, a partir da próxima sexta-feira (29/09). Representantes da Associação FloripAmanhã apresentarão um prato representando a gastronomia da capital catarinense dentro das ações do programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.

O evento ocorre a partir do próximo dia 30 de setembro na cidade espanhola, localizada na costa mediterrânea e, assim como Florianópolis, uma das cidades criativas de gastronomia da Unesco.

“Florianópolis faz parte da elite da gastronomia mundial”, ressalta Anita Pires, presidente da Associação FloripAmanhã. “A reunião em Dénia é uma grande oportunidade para a troca de experiências. A cada seis meses avaliamos compromissos que cada cidade tem com a Unesco e analisamos as ações e se estamos cumprindo os compromissos assumidos no dossiê”.

Gastronomia tradicional e contemporânea

O chef Pedro Soares Medeiros, de apenas 28 anos, é quem irá apresentar um prato típico de Florianópolis na Espanha. Ele realiza uma intensa pesquisa para unir o tradicional ao contemporâneo utilizando ingredientes típicos. A sua escolha recaiu sobre a garoupa, as ovas de tainha e a mandioca, ou aipim, como é conhecida a raiz no sul do Brasil. “Vou apresentar um prato típico, que é o peixe com farofa e pirão”, afirma. “Quero demonstrar a junção da mandioca, que era uma raiz utilizada por nossos ancestrais antes mesmo da colonização, com ingredientes trazidos pelos portugueses e que não existiam por aqui, como a manteiga, o leite e até mesmo a cebola”.

Além da garoupa com farofa à base de manteiga e ovas de tainha, Pedro irá servir um refrigerante produzido com butiá e um pastel de berbigão, outra iguaria típica da Ilha. “É uma honra e um desafio muito grande divulgar a nossa cidade de Florianópolis em evento tão especial”, disse. “O desafio é justamente esse, trazer algo tradicional e ao mesmo tempo inovador”.

Turismo e Inovação

De acordo com Anita Pires, o selo de Cidade Criativa Unesco de Gastronomia é uma grande oportunidade para divulgar o turismo. “O turista, quando viaja, busca conhecimentos culturais, lazer e boa gastronomia. Por isso, essa chancela é tão importante. Apenas duas cidades do Brasil a possuem”, destaca, citando Belém como a outra integrante da Rede da Unesco na categoria gastronomia. “É uma grande oportunidade de divulgarmos o Brasil e especialmente, Florianópolis”.

Através das parcerias construídas pela FloripAmanhã e com ação conjunta com a cidade de Belém, um projeto realizado pelo grupo brasileiro de cidades criativas da Unesco deve sair do papel nas próximas semanas. Será lançada a Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco, englobando localidades que possuem o selo em áreas como Design, Arquitetura e Cinema. Além de Florianópolis e Belém, na Gastronomia, o Brasil possui outras cidades na Rede Unesco: Salvador (música), Santos (cinema) e Curitiba (design). No total, 116 cidades de 54 países receberam o selo.

“É uma experiência nova, pois somos os pioneiros em nível mundial a construir tal rede”, afirma, citando também outra inovação local. “O nosso Observatório de Gastronomia vai ao ar em 30 dias. É uma plataforma que irá reunir todas as informações da área, como trabalhos, inovações, despesas e etc. O projeto piloto será realizado em Florianópolis graças ao apoio do SENAC e da Fecomércio”.

Mostra Gastronômica de Florianópolis

A Mostra Gastronômica de Florianópolis de Florianópolis será realizada no próximo dia 29 de setembro, a partir das 10 horas, no restaurante da Cozinha Regional do Instituto Federal de Santa Catarina. No evento, serão realizadas apresentações e degustação de pratos típicos da gastronomia tradicional da capital catarinense.

Grupo Gestor

O Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bristish and American, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *