Prefeitura inicia obras do Projeto Rotas Acessíveis na segunda-feira
25/09/2017
Evento na Udesc marca lançamento do Observatório de Inovação Social de Florianópolis
25/09/2017

Florianópolis enfrenta dificuldade para retomar a oferta de novos empregos

Da Coluna de Estela Benetti (DC, 23/09/2017)

Uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil e que atrai moradores de quase todo mundo, Florianópolis é a cidade catarinense – entre as de maior porte – que enfrenta maior dificuldade para retomar a oferta de novos empregos nesta fase de fim da recessão. Segundo os dados do Ministério do Trabalho (Caged) divulgados quinta, a Capital fechou agosto com 669 postos de trabalho enquanto Joinville, a maior cidade catarinense, liderou a oferta de vagas com 1.483, seguida por Blumenau com 531, Chapecó 466 e São José 401.

De janeiro a agosto, Florianópolis perdeu 6.297 vagas e de janeiro de 2016 até o mês passado, foram -11.275. Joinville, por sua vez, abriu 5.371 vagas este ano e o saldo do início do ano passado até agosto ficou em mais 2.381 vagas.

Lideranças de Florianópolis precisam adotar estratégias para aquecer os principais setores da economia e diversificar ainda mais. É preciso formar mais pessoas, especialmente para postos técnicos, para o setor de tecnologia, saúde, educação e cultura. Entre os setores que podem ter um salto na geração de empregos está o náutico. As marinas geram empregos diretos nos barcos, além de dinamizar dezenas de outros segmentos com o fortalecimento do turismo. Os legisladores precisam ser menos restritivos a esse segmento que é forte no primeiro mundo. Como os equipamentos náuticos usados são os mesmos, os riscos ambientais também são iguais. E o setor de cultura, com o desenvolvimento da indústria do cinema, como planeja a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis também é um caminho. A tecnologia está mudando o emprego, mas a Capital de SC precisa fazer mais para garantir mais trabalho no presente e também no futuro.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *