Nova Lei de Biodiversidade e seus reflexos em debate nesta sexta
01/09/2017
Inscrições para a gincana do ReÓleo na Capital são prorrogadas até o dia 13 de setembro
01/09/2017

Especialista fala sobre balneabilidade das praias e saúde pública

Da Coluna de Fabio Gadotti (Notícias do Dia, 31/08/2017)

Entrevista/Claudia Condé Lamparelli, gerente do setor de águas litorâneas da Cetesb
Palestrante do Congresso Catarinense de Saneamento, que começa nesta quinta-feira em Florianópolis, a especialista em qualidade das águas costeiras falou à coluna, por e-mail, sobre a balneabilidade das praias. O evento é promovido pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e Senge (Sindicato dos Engenheiros de SC).

Qual o principal recado que a senhora dará no evento em Florianópolis?
Abordarei a gestão da qualidade das praias, com enfoque no monitoramento e nos fatores que influenciam essas condições. O principal recado é que a avaliação da qualidade tem grande importância em termos ambientais e de saúde pública, uma vez que a praia é um lazer acessível a toda a população e é preciso garantir que ele seja saudável. E que essa qualidade é influenciada por uma série de fatores e sua gestão depende de integração de vários setores da sociedade.

A sra. é considerada uma referência na aferição da balneabilidade nas praias. Esse trabalho precisa avançar no país?
O monitoramento da balneabilidade no Brasil tem sua metodologia e seus critérios definidos por legislação federal, a resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente e é realizado na maioria dos Estados costeiros. A avaliação é bastante criteriosa. Mesmo assim, sempre se pode avançar. As melhorias podem ser de ordem metodológica como, por exemplo, nos métodos de análise microbiológica, nas definições dos padrões, entre outros. Mas o maior desafio é a divulgação da informação. É preciso fazer com que e chegue ao máximo de pessoas possível.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *