CPI do aniversário de Florianópolis dá chance para a Câmara resgatar independência
04/09/2017
Revitalização da SC-401 é marcada por sucessão de equívocos
04/09/2017

Emissários são apontados como solução para recuperar a balneabilidade

Estima-se que cerca de 200 mil pessoas em Florianópolis não tenham acesso a esgoto tratado. O percentual de cobertura com redes coletoras e estações de tratamento, que alcança 57% da cidade, é praticamente o mesmo de cinco anos atrás, quando havia 50 mil habitantes a menos. A meta de se chegar a 100% de cobertura de esgoto até 2030 se descortina no horizonte como um dos principais desafios para governantes e especialistas. “Qual é a melhor solução? Eu não sei. É preciso estudar cada caso para que a melhor tecnologia seja escolhida. Mas precisamos ter em mente que a situação exige uma ação rápida”, pontua o professor da Universidade do Paraná, Tobias Bleninger, que realizou extensivo estudo para implantação de emissário submarino no Norte da Ilha.

A implantação por meio de emissários submarinos para despejo de efluentes é utilizada no Brasil desde 1975, quando foi inaugurado o primeiro sistema em Salvador (BA). Desde então, o país hoje conta com pelo menos 20 emissários em todo o litoral, sendo que a maior concentração está na baixada santista, no litoral de São Paulo, onde a balneabilidade das praias foi recuperada após a implantação desses sistemas. O assunto foi um dos temas abordados no primeiro Congresso Catarinense de Saneamento, realizado em Canasvieiras nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Os estudos realizados por Tobias no Norte da Ilha, onde foram feitas simulações de despejos em três pontos diferentes ao longo de um ano, apontaram que a melhor solução seria a implantação de um emissário no Rio Vermelho. Os outros pontos estudados foram Canasvieiras e Ingleses. “Em Canasvieiras e Ingleses foi verificado que o emissário provocaria uma grande concentração de fósforo e provocaria um impacto desfavorável. Já no Rio Vermelho esse impacto seria menor e não chegaria até a praia”, explicou o professor, especialista em Hidráulica e Meio Ambiente e doutor em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pelo Karlsruhe Institute of Technology (Alemanha).

A implantação de emissário no Norte da Ilha poderia surgir como alternativa para o despejo de efluentes nos rios que deságuam na Estação Ecológica de Carijós, conforme cobram ICMBio e Ministério Público Federal. No entanto, a solução é muito mais cara que os modelos em funcionamento na cidade. Emissário submarino é uma rede de tubulação que lança o esgoto tratado em alto-mar.

(Leia matéria na íntegra em Notícias do Dia, 02/09/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *