Bairros no norte da Ilha recebem obras de esgotamento sanitário
18/09/2017
Depois de ser concedido, Aeroporto de Florianópolis ganha nova marca e projeto
18/09/2017

Caminho de Peabiru é mapeado a partir das praias de Palhoça

Uma das expedições mais importantes da história da América do Sul teve como ponto de partida a baixada do Maciambú, em Palhoça. O navegador português Aleixo Garcia teria saído da região entre as praias da Pinheira e Enseada do Brito, por volta de 1524, com destino ao Peru e aos tesouros dos Incas. Seguiu a lenda de São Thomé, o “Rei branco que caminhava sobre as águas”, pelo Caminho de Peabiru (caminho antigo de ir e vir, segundo o pesquisador espanhol Ruy Diaz de Guzmán).

A história encantou o engenheiro Flávio dos Santos, 47 anos, que desde 2007 pesquisa a rota e luta para estabelecer o traçado como atração turística e histórica da cidade. “Percebi que não tinha nada sobre a nossa região. Só Brasil como um todo e outros países. Continuei quando questionei o porquê de não fazermos esse caminho aqui, já que há em outras cidades, como o Caminho do Sol, em São Paulo, um preparatório aos peregrinos que seguem para Espanha”, conta.

Para elaborar tecnicamente o projeto, Santos resolveu cursar administração. Entusiasta, desembolsou sozinho mais de R$ 40 mil para concluir a empreitada. “Quando descobri que o homem branco passou a fazer o Peabiru da nossa região, tive certeza que esse era o trecho mais importante de todo trajeto. Foi entre Pinheira e Enseada que o europeu morou, descobriu e começou a percorrer e era importante divulgar isso, com base numa ideia de implantar os primeiros 25 quilômetros e trazer fonte de renda na baixa temporada, nos meses de março a novembro. Seria o Santiago da Compostela da América do Sul”, diz.

(Leia matéria na íntegra em Notícias do Dia, 17/09/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *