CIC reabre biblioteca e leitor poderá interagir com coleções
22/08/2017
Prefeitura publica editais para comércio ambulante na cidade
22/08/2017

Próxima etapa da reforma da ponte vai durar quatro meses

Da Coluna de Carlos Damião (Notícias do Dia, 21/08/2017)

Olhos do mundo inteiro vão estar voltados para Florianópolis entre os dias 5 e 6 de outubro deste ano, quando começa a operação mais radical das obras da Ponte Hercílio Luz. Engenheiros de diferentes partes do Planeta estarão na capital catarinense para testemunhar a transferência final de carga da ponte para a estrutura construída para a sustentação. Essa etapa vai durar aproximadamente quatro meses. Logo a seguir serão realizados os trabalhos de desmontagem das barras de olhais e cabos pendurais. Cumprido esse objetivo, a ponte entrará na fase final, que é a montagem das peças de substituição. “Na prática, estamos tirando uma ponte e colocando outra no seu lugar”, disse o governador Raimundo Colombo, ao final da apresentação técnica feita na manhã desta segunda-feira, 21/8, pela equipe de engenharia da empreiteira responsável, a empresa portuguesa Teixeira Duarte.

A explicação foi acompanhada por outras autoridades estaduais e por engenheiros ligados à Associação Catarinense de Engenheiros, como Honorato Tomelin, Hamilton Schaefer, Nelson Bittencourt e Carlos Nakazima, e pelo presidente do Crea-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Carlos Alberto Kita Xavier.

O engenheiro responsável pelas obras de restauração da ponte, Wenceslau Diotallévy, explicou que a operação de desmontagem das barras significará “um corte no passado” e a substituição das peças será a reabilitação da ponte para o futuro.

Raimundo Colombo afirmou ainda que “o que há de melhor no mundo, hoje, em termos de engenharia, está em Florianópolis”. Afirmação que foi reforçada pelo engenheiro Hamilton Schaefer: “É a obra de engenharia mais complexa da atualidade”.

ARTESANATO

Os trabalhos continuam em ritmo acelerado, de acordo com o cronograma estabelecido. Dezenas de operários se dedicam às atividades artesanais. Cada peça é tratada com atenção redobrada, como tem sido desde o início, devido justamente à complexidade da ponte. E será assim também durante a etapa final. Apesar dos modernos recursos tecnológicos – como a instalação, a partir desta semana, de 200 pontos de monitoramento da estrutura – todos os serviços requerem cuidados especiais por parte dos engenheiros e operários. A fase mais “perigosa”, depois da transferência de carga marcada para outubro de 2017, será o corte da primeira barra de olhal, previsto para o primeiro semestre de 2018.

MEMORIAIS

O presidente da FCC (Fundação Catarinense de Cultura), professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, acompanhou a apresentação técnica e lembrou que, por se tratar de patrimônio nacional e estadual, a Ponte Hercílio Luz terá dois memoriais físicos, um em cada cabeceira, para informar aos visitantes tudo que é relacionado ao monumento.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *