Prefeitura de Florianópolis quer licitar 72 quiosques que estão em áreas públicas
02/08/2017
Novo transporte público
02/08/2017

Projeto de Recuperação e Revitalização da orla da praia da Armação

Elaboração de EIA/RIMA e projeto executivo relativos à erosão marinha e de recuperação da faixa de areia na praia da Armação do Pântano do Sul – PMF

O projeto de recuperação e revitalização da Praia da Armação do Pântano do Sul acontecerá terça-feira (8), no Auditório da E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos, a partir das 19:00 hs.

O encontro terá duração aproximada de uma hora e meia e busca reunir a comunidade do distrito do Pântano do Sul para apresentação do plano de trabalho para as atividades que envolvem o estudo ambiental do projeto, assim como prestar esclarecimentos sobre os estudos que já estão em desenvolvimento na área.

O projeto de recuperação da praia da Armação buscará, com base no estudo de impacto ambiental (EIA-RIMA), propor alternativas tecnológicas para a estabilização, ampliação e defesa da Praia da Armação do Pântano do Sul.

O Projeto

A praia da Armação do Pântano do Sul está localizada na costa sudeste da Ilha de Santa Catarina, entre o Morro das Pedras, na porção norte e a Ilha das Campanhas, na porção Sul; formando uma enseada de aproximadamente 3.500 metros. Em 2010, a Praia da Armação do Pântano do Sul sofreu um intenso processo erosivo, provocado pela ocorrência de uma ressaca que acabou por extinguir grande parte da faixa praial, atingindo também algumas residências.

Diante desse cenário, a Prefeitura Municipal de Florianópolis decretou estado de emergência e iniciou obra emergencial de proteção. Na primeira fase de intervenção, em caráter emergencial, foi construído um enrocamento ao longo da área afetada pela ação erosiva das ondas do mar e posteriormente, numa segunda fase, a urbanização sob o enrocamento. Nessa ocasião a PMF assumiu o compromisso de regularizar estas obras e de solucionar o problema de erosão marinha na Praia da Armação do Pântano do Sul por meio dos procedimentos legais do licenciamento ambiental e da realização do estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA).

Em 2015 foi lançada concorrência pública para a elaboração dos estudos ambientais e projeto executivo relativo à recuperação da Praia da Armação do Pântano do Sul, na qual a MPB. Engenharia Ltda foi vencedora. O trabalho tem como objetivo estudar os processos hidrodinâmicos e morfológicos que atuam na praia da Armação e gerar informações que subsidiarão a definição de alternativas tecnológicas para a estabilização, ampliação e defesa da Praia da Armação.

Serviço

Data: 08/08/2017
Local: Auditório da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos
SC 406, 6050 – Praia da Armação do Pântano do Sul
Horário: 19 horas

(Riozinho, 01/08/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *