Modelo de acessibilidade de Santa Catarina é referência no país
24/08/2017
Site lançado por pesquisadores da Udesc reúne dados para estudo de problemas urbanos
24/08/2017

Projeto colaborativo cria área pública de convívio no centro histórico leste de Florianópolis

Estimular a presença das pessoas nas ruas e requalificar a área urbana, promovendo convivência e reapropriação do espaço público.

Esses são os objetivos do projeto ‘Deck Urbano’, que prevê a criação de um espaço público de convívio na rua Saldanha Marinho, entre as ruas Tiradentes e João Pinto, no centro histórico leste de Florianópolis. Desenvolvida de forma colaborativa e voluntária, a proposta de intervenção vem conquistando apoiadores na busca da viabilidade da intervenção, planejada para este segundo semestre. Esta será a primeira ação planejada por iniciativa do Movimento Traços Urbanos a ser executada na região, batizada de Distrito Criativo.

Na última semana, o projeto do Deck Urbano foi apresentado para Fabio Fillipon, diretor administrativo-pedagógico do Sistema Energia de Ensino, instituiçãolocalizada na área de intervenção. “O Movimento Traços Urbanos, a exemplo de outras iniciativas similares, tem nos inspirado a promover e a contribuir para o projeto de revitalização do centro histórico de Florianópolis. Especialmente a Faculdade Energia, através do curso de Design, tem se envolvido diretamente com a realização de seminários e projetos de extensão envolvendo alunos e professores. A região já reúne a efervescência cultural que toda cidade inovadora necessita para desenvolver, atrair e reter talentos. Agora, é preciso tornar aquele espaço mais amigável, receptivo e seguro, aumentando a frequência e visitação de moradores e turistas e, assim, contribuindo para a sustentabilidade daquela localidade”, disse Fabio Fillipon.

A região tornou-se o local com maior dinamismo urbano da cidade, e abriga pontos culturais importantes, que contam a história da Capital catarinense, como a Catedral Metropolitana, a Praça XV Novembro e o Museu Victor Meirelles. A área vem sendo revitalizada desde 2008, mas ainda carece de atrativos para garantir fluxo constante de pessoas, contribuindo para a redução da sensação de insegurança comum a quem transita por ali fora do horário comercial. Assim, o Deck Urbano integra-se a outras iniciativas que vêm sendo desenvolvidas na região com o mesmo objetivo, por entidades empresariais e da sociedade civil e por empresários locais.

“A proposta foi muito bem aceitapela direção do Sistema Energia, que já manifestou o interesse em buscar apoiadores para viabilizar o projeto. Conversamos sobre, talvez, integrar uma ‘galeria a céu aberto’ e fazer desse espaço um pequeno anfiteatro para apresentações culturais e de trabalhos de estudantes da instituição e para a realização de pequenas palestras”, relata a arquiteta e urbanista Silvia Lenzi, uma das idealizadoras do Movimento Traços Urbanos. Silvia esteve acompanhada por Paulo Bruno Castro e Fabiano Bernardes, também membros do Grupo de Trabalho Oficinas do Movimento. Participaram ainda da reunião: Roger Costa Pellizzoni,Gestor de Design e Inovação Design da Faculdade Energia; Silas Matias Azevedo, professor de Arquitetura e Urbanismo da Unisul; e Douglas Petroski e Luciano Saraceni, alunos de Arquitetura e Urbanismo da Unisul.

Sobre o projeto
O projeto ‘Deck Urbano’ consiste na construção de um tablado de madeira para nivelamento da rua, com degraus para serem utilizados como bancos, configurando um qualificado e criativo espaço de permanência na via, já fechada para o trânsito de veículos.Árvores, iluminação e bancos criados com grandes latas de tinta, também estão previstos, assim como um banco em formato de bisnaga. Simulando um rastro de tinta a partir dessa bisnaga, uma pintura no piso conduzirá visualmente os frequentadores ao Museu Victor Meirelles, um dos diversos espaços culturais existentes nas imediações. Um totem a ser instalado na esquina da rua Tiradentes trará informações detalhadas sobre o museu.

A proposta foi desenvolvida por alunos e professores de Arquitetura e Urbanismo da Unisul, selecionada dentre as quatro apresentadas na primeira oficina promovida pelo grupo, no dia 20 de maio, envolvendo também alunos e professores dos cursos de Design Industrial daUdesc e de Design Gráfico da Faculdade Energia, além de profissionais de arquitetura e engenharia membros do Movimento Traços Urbanos, da URBE Ateliê de Arquitetura e do Grupo VIA Estação Conhecimento da UFSC-EGC. As oficinas foram realizadas nas dependências da pré-incubadora CocreationLab do Centro Sapiens, localizado no Museu da Escola Catarinense.

O ‘Deck Urbano’ foi desenvolvido por meio do escritório modelo do curso de arquitetura e urbanismo daUnisul e dos alunos da disciplina de Projeto deUrbanismo noturno de 2017: Alice Gonçalves, Bruna Godinho, Bruna Fontana Piovesan, Jessica Souza dos Santos, João Paulo Cavalcanti Rolim, Giovana Becker, Luciano Saraceni, Natalia Steinbach, Nicole Loreiro Dias Gonçalves, Thaysi Leal da Silva Cardoso, Victor Amarante Peneiras e Wanessa Vieira. A coordenação ficou a cargo dos professores,arquitetos e urbanistas, Fernanda Maria Menezes e Silas Matias Azevedo.

O mobiliário urbano que integra o projeto foi desenvolvido pelos alunos da disciplina Prática Projetual em Design Industrial II do curso de Design Industrial da Udesc, sob a coordenação dos professores Maiara G. Dallazen Camillo e Tiago André da Cruz. “O resultado foi muito interessante. Tivemos a presença de vários membros do Movimento Traços Urbanos na UDESC durante o projeto. No contexto acadêmico isso trouxe muita riqueza, pois os alunos puderam conversar sobre suas ideias com diversos profissionais”, avalia Maiara. Os alunos participantes foram: Ana de Castro Schenkel, Cecilia Cristina Cecchet, Cristiano Razzia, Dalmo Exterkötter Bianchini, Daniel Augusto Klöppel Abreu, Enrico Oliveira Lazzari Girardi, Heloisa Corrêa Nunes, Leonardo Freund Serra Negra, Luana Josivoni Fritsch, Nayara Oliveira Bock, Rafael Akira ImaiRozner, Renan Leopardi Menezes e Sophia Santi Garcia.

A comunicação visual foi elaborada por alunos de segunda e quarta fase de Design Gráfico da Faculdade Energia, sob a orientação dos professores Graziella Carrara, Juliana Shiraiwa e Roger Pellizzoni: Guilherme dos Santos Serafini, Vinicius de Souza Santos, Augusto de Souza Livramento, Jéssica Furini do Amarante, Maria Eduarda Serapião e Mariana Luisa dos Passos.

(Movimento Traços Urbanos, 23/08/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *