Representantes do PNUD conhecem detalhes da parceria FACISC – Al Invest
22/08/2017
Governo fará mais um aditivo de prazo para a reforma da Ponte Hercílio Luz
22/08/2017

Prefeitura lança aplicativo de ônibus e central de monitoramento

A Prefeitura de Florianópolis lançou nesta segunda-feira (21) o aplicativo “Floripa no Ponto” para informar os passageiros sobre a rota, o tempo e a previsão de deslocamento das linhas do transporte coletivo que passam pelas mais de 1800 paradas do município. Inicialmente, o aplicativo está disponível para os usuários das linhas do transporte executivo, mais conhecido por Amarelinho. O objetivo é que até o fim do ano a ferramenta esteja disponível em dois idiomas (inglês e espanhol).

Segundo o prefeito Gean Loureiro, o aplicativo vem para revolucionar o transporte coletivo, que já conta com 100% de sua frota com GPS. “Além de estarmos alinhados à tecnologia, esse é um ganho significativo para o usuário, porque oferece mais informação, reduzindo o tempo de espera do passageiro no abrigo de ônibus. Esse foi um compromisso de campanha que agora vira realidade”, relembra.

O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Marcelo Roberto da Silva, acrescenta que há áreas de sombreamento (sem sinal) e de carregamento (muitos acessos) na cidade que ainda precisam ser analisadas. “São poucas áreas com problemas, por isso, primeiro vamos testar com as linhas executivas e aperfeiçoar para, em 30 dias, incluir no serviço convencional. Nosso objetivo principal é atrair a pessoa para o sistema de transporte coletivo”, completa.

Na ocasião, a Prefeitura também inaugurou o Centro de Controle Operacional (CCO), primeira central integrada com imagens dos terminais de integração, do transporte coletivo em tempo real e da segurança da cidade. A construção deste espaço é uma contrapartida do processo licitatório, vencido pelo Consórcio Fenix.

No local, situado em Capoeiras, as secretarias de Segurança Pública e de Transportes e Mobilidade Urbana vão atuar em conjunto no monitoramento das câmeras, que hoje já estão presentes em 45% da frota. Além disso, por meio de convênio firmado com o governo do Estado, mais de 300 câmeras da cidade serão espelhadas na central, facilitando a verificação de infrações na cidade e auxiliando no planejamento de ações preventivas. Todas essas imagens ficarão armazenadas por 60 dias e serão monitoradas por jovens aprendizes.

(PMF, 21/08/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *