Entenda o que muda com a suspensão da judicialização do novo Plano Diretor de Florianópolis
07/08/2017
Florianópolis tem mais de 170 pontos de descarte irregular de lixo
07/08/2017

Prédio tombado no Centro de Florianópolis está à venda

Da Coluna de Cacau Menezes (DC, 04/08/2017)

A possível venda da antiga agência do Banco do Brasil na Praça XV de Novembro e que hoje abriga duas importantes galerias de arte, além de arquivo histórico de Florianópolis, está gerando burburinho na cidade. O Banco do Brasil confirmou, via assessoria de comunicação, que periodicamente realiza desmobilização de ativos imobiliários e que o imóvel histórico foi oferecido em julho para venda à Prefeitura da Capital. O Banco negou a possibilidade de transformar o local num Centro Cultural, a exemplo do que já foi feito e com sucesso em outras capitais do país.

Tombado em 1986 como patrimônio do município, o imóvel de 686 metros quadrados chegou a ser considerado uma das mais altas edificações da Praça XV. Foi sede do antigo Hotel Taranto até ser adquirido na década de 1930 pelo BB — a agência foi desativada após a construção da nova sede no Largo da Catedral, na década de 1970. Foi cedido em comodato à Prefeitura de Florianópolis para a realização de atividades culturais e desde 2004 abriga, no segundo andar, a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e o Memorial Meyer Filho. O artista Meyer Filho, aliás, chegou a trabalhar na antiga agência bancária. No andar térreo, o imóvel abriga o Arquivo Histórico Municipal Professor Oswaldo Rodrigues Cabral.

A Prefeitura da Capital informou, via assessoria de comunicação, que o contrato de cessão de uso do prédio venceu e que solicitou ao banco uma renovação. O BB ofereceu o imóvel para venda, mas não fez proposta de valores. Informou ainda que a PMF está quebrada, mas que pediu uma proposta e está aberta a negociações, inclusive uma troca de terreno.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *