Coreto da Praça 15 recupera o nosso clima de aldeia
07/08/2017
Florianópolis sedia 2º Fórum Municipal Lixo Zero
07/08/2017

Josep Piqué aborda crescimento de Ecossistemas de Inovação em palestra em Florianópolis

Da Coluna de Janine Alves (Notícias do Dia, 06/08/2017)

O presidente da Associação Internacional de Parques de Ciências e Áreas de Inovação (IASP), José Miquel Piqué volta a palestrar em Florianópolis, na segunda-feira, 7 de agosto, às 14h, sobre “Ecossistemas de Inovação: o Caminho para Crescer”. O encontro aberto ao público é promovido pela Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), Clear Inovação e Sebrae/SC, no auditório do Sebrae, no Parqtec Alfa, SC-401, KM 1. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.

Em janeiro de 2015, Piqué conduziu, juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e a Recepeti, a constituição de um plano de trabalho para os Centros de Inovação catarinenses, chamado de Metamodelo, baseado no modelo espanhol da Rede Catalã de Parques Científicos e Tecnológicos (XPCAT). A elaboração e formação de lideranças de 13 polos catarinenses em torno do documento consolidou-se em um workshop, em Florianópolis, na ocasião.

O presidente da Recepeti, Rui Luiz Gonçalves, ressalta a importância do retorno do presidente da IASP ao Estado, a principal associação internacional de áreas de inovação. “Uma das mais relevantes referências mundiais em inovação, Piqué esteve em Santa Catarina há dois anos, apoiando o ecossistema na modelagem da infraestrutura para a ocupação dos Centros de Inovação. Agora, ele retorna para acompanhar passos dados e para sugerir novos direcionamentos, a partir da realidade que vivenciamos em Santa Catarina”, resume Gonçalves.

A Universidade Federal de Santa Catarina é apoiadora do evento, por intermédio do Departamento de Engenharia do Conhecimento e do grupo de pesquisa em habitats de inovação VIA Estação Conhecimento.

Sobre Josep Miquel Piqué

Engenheiro em telecomunicações pela Universidade La Salle e UPC e MBA pela ESADE. diplomado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), Universidade da Califórnia-Berkeley e Universidade Ramon Llull. É o presidente da Associação Internacional de Parques de Ciências e Áreas de Inovação (IASP), a rede mundial de parques de ciência e inovação, presente em mais de 70 países. Presidiu da Rede Catalã de Parques Científicos e Tecnológicos (XPCAT) e foi vice-presidente da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha (APTE).

Sobre a Recepeti

A Rede Catarinense de Inovação (Recepeti) é formada por 147 entes empresariais, universidades e órgãos de governo (componentes da chamada tríplice hélice). A entidade associativa foi habilitada pela SDS através de uma chamada pública em 2014, para conceituar, criar e fomentar a infraestrutura de inovação no Estado.

Evento: palestra “Ecossistemas de Inovação: o Caminho para Crescer”, com Josep Piqué

Data: 7 de agosto de 2017, segunda-feira

Horário: das 14h às 16h

Local: Auditório do Sebrae/SC – Florianópolis

Endereço: Rodovia José Carlos Daux, SC-401, KM 01, lote 02, Bairro João Paulo

 

Inscrições em: https://www.eventbrite.com.br/e/ecossistemas-de-inovacao-o-caminho-para-crescer-tickets-36614737666

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *