ACIF lança nova solução: Certificado de origem
29/08/2017
Projeto de Ecoparque em Tijucas promete reaproveitar lixo descartado na Grande Florianópolis
29/08/2017

ITDP lança guia para cidades “cicloinclusivas”

O Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento – ITDP Brasil, acaba de lançar a nova e interessante publicação Guia de Planejamento Cicloinclusivo, um manual voltado especialmente a gestores públicos e formadores de opinião para oferecer dicas de como estimular o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável no ambiente urbano.

Concebida pela equipe brasileira do instituto, a publicação toma desde a terminologia usada (que em si traz alguns preconceitos contra os modos ativos, como a caminhada e a bicicleta), avança na discussão da Política Nacional de Mobilidade e discute os vários perfis de ciclistas que circulam nas cidades. Mostra também os vários tipos de bicicletas (e triciclos) hoje existentes e suas finalidades.

O foco central, porém, está no capítulo 3  – Como tornar uma cidade cicloinclusiva  – que delineia itens como o compartilhamento das vias, a criação de redes cicloviárias, o desestímulo ao uso do automóvel e a criação de sistemas de bicicletas compartilhadas, além de apontar a necessidade de integrar a bicicleta aos outros modos de transporte urbano.

Daí por diante, são dois capítulos dedicados ao planejamento, desenho e projetos executivos de toda a infraestrutura de apoio ao uso das bikes no meio urbano.

Trata-se de um guia de leitura indispensável, que pode ser baixado gratuitamente no site do ITDP ou noMobilize

(Mobilize, 28/08/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *