Primeiro parque urbano de Biguaçu está na etapa final da revitalização
10/08/2017
Evento Cocreation Blás #4 aborda Espiritualidade nas organizações
10/08/2017

Governo do Estado e municípios da Grande Florianópolis discutem gestão metropolitana nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) promove um encontro técnico com deputados, prefeitos e vereadores da região metropolitana na sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), na Capital. O objetivo é debater sobre arranjos institucionais para a gestão integrada da região metropolitana da Grande Florianópolis.

“Será um encontro importante para que Governo do Estado e municípios conversem sobre a gestão metropolitana, pois está claro que, isoladamente, não conseguimos resolver os problemas da Grande Florianópolis, principalmente a mobilidade urbana. Teremos a participação de especialistas nas áreas técnica e de legislação, vindos de São Paulo e Brasília que, com certeza, vão oferecer subsídios para as discussões”, ressaltou o superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis Cassio Taniguchi.

Na programação, estão previstas palestras de representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre autonomia dos municípios, da WRI Brasil Cidades Sustentáveis acerca de benefícios da gestão compartilhada e da Machado Meyer Advogados a respeito do modelo institucional de gestão integrada proposto no Plamus.

Órgãos de controle, técnicos do setor público e entidades da sociedade civil também participarão do encontro. O evento começa às 9h e segue até às 17h30 na Granfpolis.

Programação

Manhã
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura – Cassio Taniguchi (Suderf), Rodrigo Duarte (Granfpolis) e Werner Kraus (Observatório da Mobilidade Urbana UFSC)
9h15 – Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF) e Plamus – Bianca Coelho (Granfpolis) e Guilherme Medeiros (coordenador do Plamus)
9h30 – Modelos de Governança Metropolitana no Brasil – Constantino Cronemberger Mendes (Ipea)
9h55 – Modelo Institucional de Gestão Integrada da RMF – Rafael Vanzella (Machado Meyer)
10h20 – Benefícios da Gestão Compartilhada – Luiza de Oliveira Schmidt (WRI Brasil Cidades Sustentáveis)
11h10 – Mesa Redonda com Autoridades

Tarde

13h30 – Integração Metropolitana – Murilo Flores (Secretaria de Estado do Planejamento)
13h50 – Integração do Transporte Coletivo Metropolitano – Werner Kraus (Observatório da Mobilidade Urbana UFSC)
14h10 – Gestão Integrada de Transportes na Alemanha – Sebastian Ebert (GIZ)
14h45 – Convênios de Cooperação e Contratos de Programa – Rafael Vanzella (Machado Meyer)
15h – Gestão Compartilhada – Autonomia Municipal no Contexto Metropolitano – Constantino Cronemberger Mendes (Ipea)
15h15 – Participação Social na Gestão Metropolitana e PDUI – Luiza de Oliveira Schmidt (WRI Brasil Cidades Sustentáveis)
15h30 – Coffee break
15h45 – Painel de Debates
17h – Encerramento

Serviço

Onde: Sede da Granfpolis (R. Cândido Ramos, 250 – Capoeiras, Florianópolis – SC)
Quando: 11 de agosto de 2017 (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 17h30

(sc.gov.br, 09/08/17)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *