Agora vai
04/08/2017
Proposta da prefeitura da Capital para Ponte Hercílio Luz prioriza pedestres, ciclistas e ônibus
04/08/2017

Aplicativo Floripa no Ponto promete revolucionar o transporte coletivo da Capital

A principal novidade na operação do transporte coletivo pelo Consórcio Fênix deve entrar em funcionamento no dia 14 de agosto. Trata-se do CCO (Centro de Controle Operacional), construído no bairro Capoeiras, de onde a frota será monitorada em tempo real. Com isso, o consórcio vai lançar o aplicativo Floripa no Ponto, para informar os passageiros sobre as linhas que passam por uma das 1.875 paradas e o tempo até a chegada do próximo ônibus. O contrato de concessão do serviço, assinado em 30 de abril de 2014, previa apresentação do projeto do CCO em 60 dias e mais 360 dias até a entrada em operação.

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Florianópolis, Marcelo Roberto da Silva, explica que a construção do Centro de Controle Operacional é uma contrapartida do processo licitatório. “Hoje, 100% da frota da Capital possui GPS e 45% têm câmeras de monitoramento. Agora, o usuário terá um ganho significativo, porque o aplicativo vai informar quanto tempo o ônibus vai levar para chegar até a parada. Inicialmente, o serviço será oferecido nas linhas do serviço executivo, porque ainda encontramos na Ilha áreas de sombreamento (sem sinal) e de carregamento (muitos acessos)”, anunciou.

Para o secretário, funcionário de carreira da Prefeitura de Florianópolis há 31 anos, a dívida do município com o consórcio pode ter atrasado a construção do CCO. “Acho que o principal atraso aconteceu em função da falta de pagamento por parte da gestão anterior do subsídio do transporte coletivo. Ainda estamos com uma dívida de R$ 6,8 milhões referente a 2016. É um valor significativo”, afirmou.

Florianópolis tem 186 linhas e 8.000 partidas diárias. O objetivo é que até o fim do ano toda a frota esteja com câmeras e o aplicativo disponível em dois idiomas.

(Leia na íntegra em Notícias do Dia, 04/08/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *