Projeto importante para a cultura catarinense segue em tramitação na Alesc
28/08/2017
Diope instala placas de sinalização no bairro de Coqueiros
28/08/2017

Amsal e Conseg debatem futuro calçadão

Entidades programam debates sobre a transformação da rua Cônego Serpa em calçadão com uso ordenado. As opiniões dos músicos.

A rua Cônego Serpa pode ser transformada em calçadão visando abrigar atividades culturais, mas isso precisa ser organizado com a participação dos moradores e suas entidades e o poder público.

A opinião é do dirigente da Associação de Moradores de Santo Antônio de Lisboa (Amsal), Cláudio Andrade, anunciando reunião no dia 5 de setembro, às 19h30, com a participação de diferentes órgãos do Executivo municipal (SESP, IPUF e outros) e do Iphan, entre outros.

“É preciso realizar um estudo sobre a mobilidade urbana na região do centro histórico de Santo Antônio”, destaca Andrade, “visando ordenar a ocupação dos espaços”. A ausência do poder público no tema é sentida há muitos anos, motivando manifestações de moradores e entidades por uma maior presença do Executivo.

Conseg

O presidente do Conseg Costa do Sol Poente, Alexandre Galvão, defende a transformação da rua Cônego Serpa em calçadão, mas para isso tem que haver “acordo entre os comerciantes” e demais usuários e moradores. O tema já foi debatido parcialmente pela entidade, com a presença de representantes da PMSC e da Guarda Municipal.

“A via foi planejada para ser um calçadão”, enfatiza Galvão, mas seu fechamento deve ser antecedido de informação, plano e a autorização do órgão competente.

A nova diretoria do Conseg toma posse dia 4 de setembro, às 19h30, no auditório do SESC Cacupé. Na ocasião, não haverá tempo para o debate do assunto, “mas podemos marcar até mesmo uma reunião extraordinária para debater esse problema”, complementa Alexandre.

Falam os músicos

* “Os eventos do Gambarzeira tem o propósito de criar um núcleo de convivência para a comunidade local e os turistas e visitantes que, nos finais de semana, lotam as ruas de Santo Antônio de Lisboa. Além de promover a cultural local, abre espaço para novos talentos musicais. É, hoje, uma área de entretenimento, em espaço seguro para toda a família”. (Luizito do Pandeiro)

* “O espaço cultural é para todos e todos se beneficiam. Com a Cultura, o Lazer, a Alegria, diversão com a família. Promove o sentido de cidadania e bem-estar das pessoas”. (Rossano Cancelier)

* “O Projeto Cultural do Bar Gambarzeira, idealizado pelo Sr. Edenaldo (Feijão) é de suma importância porque possibilita aos músicos locais apresentar seus mais variados trabalhos a um público que frequenta o Bar e aos turistas que visitam a rua do Centro Histórico de Santo Antônio de Lisboa”. (Fidel Piñero, Trumpet&Flugelhorn)

* “Vivemos numa penumbra cultural na cidade, bares fechando, Prefeitura dificultando com leis que não estimulam a propagação da cultura musical. Remando contra a maré, o bar Gambarzeira, em Santo Antônio de Lisboa, está de parabéns, abrindo espaço para a boa música e músicos da nossa cidade, nos mais variados estilos”. (Wagner Segura)

(Daquinarede, 25/08/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *