Projeto Museus Virtuais tem nova temporada em Florianópolis
19/07/2017
Prefeitura de Florianópolis faz pacote para redução de despesas
19/07/2017

UFSC estuda viabilidade de implantação de sistema de gás natural no campus

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) assinaram um protocolo de cooperação com o objetivo de estudar a viabilidade técnica e econômica de implantação de sistemas de geração distribuída a gás natural na universidade.

Sebastião Roberto Soares, pró-reitor de pesquisa da UFSC, explica que esta iniciativa se insere em um plano maior de gestão energética do campus: “Temos vários objetivos: ampliar a disponibilidade de energia; garantir a regularidade e estabilidade de fornecimento; buscar uma melhor eficiência no consumo; e, como consequência de tudo isso, diminuir os custos, pois hoje temos um gasto enorme com energia. Nesse trabalho, estamos buscando diversificar nossa matriz energética.”

Trata-se de um estudo de viabilidade, que irá estudar a possibilidade de utilizar o gás natural como mais uma fonte de energia, para depois decidir sobre sua implantação ou não. A UFSC fará o estudo do uso interno do gás, com uma equipe formada por docentes, estudantes e técnicos-administrativos, sob coordenação do professor Edson Bazzo, chefe do departamento de Engenharia Mecânica. A SCGás fará a análise técnica e estudo de custos para trazer o gás até a universidade. Atualmente, o sistema da empresa chega até a Agronômica, e teria que ser estendido até a universidade.

O protocolo de cooperação foi assinado no dia 4 de julho e tem duração de três anos. Mas, segundo Soares, a previsão é que os estudos sejam concluídos em cerca de 6 meses.

(Ufsc, 18/07/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *