Sem acordo, terceirizados da Pavsolo no Contorno Viário permanecem de braços cruzados
30/06/2017
Comunidade do Monte Serrat recebe projeto que revitalizou e deu mais cor ao bairro
03/07/2017

Secretaria de Educação realiza no Parque da Luz formação sobre Horta

A intenção é promover na rede municipal ações de educação alimentar e nutricional, utilizando o espaço da horta, na perspectiva ampliada da educação ambiental. Inscrições vão até 10 de julho.

Ao ar livre, no Parque da Luz, no Centro de Florianópolis, estarão reunidos uma equipe de engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, horticultor, biólogo, nutricionista, pedagogo e professor de educação física. Isso ocorrerá no dia 11 de julho, durante um curso de formação do projeto “Educando com a Horta Escolar”.

A coordenação é do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação da Capital.

Em sua segunda edição, a proposta é capacitar profissionais da rede municipal de ensino na promoção da alimentação saudável e sustentável com um olhar ampliado para educação ambiental dentro das unidades educativas a partir da horta escolar. O evento será realizado das 8h30 às 16h30 nesta área verde de lazer localizada nos altos da Rua Felipe Schmidt.

Para participar, o interessado deve acessar o site da Secretaria de Educação até o dia 10 de julho. Ao entrar no portal, é só clicar no banner “Formação Permanente”, à direita da tela, e efetuar a inscrição. As 65 vagas ofertadas serão preenchidas por ordem de inscrição.

A primeira formação ocorreu no dia 21 de junho. Devido à excelente avaliação feita pelos participantes, juntamente com a grande lista de espera, a Secretaria de Educação decidiu abrir uma segunda turma.

“Assim, mais educadores têm a possibilidade de desfrutar de um dia com muitas vivências, experiências e aprendizados”, explica a nutricionista Sanlina Barreto Hulse, coordenadora do projeto.

Hoje na rede municipal, 42 unidades mantêm o projeto de horta e enfrentam o desafio de transformar este espaço como uma possibilidade rica de ações pedagógicas. Entre os assuntos que serão tratados estão os diferentes tipos de horta e de compostagem.

Poderá participar um representante de cada unidade educativa.  Os profissionais que completarem a formação receberão um certificado de dez horas, sendo oito presenciais e duas à distância.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, com capacitações regulares, os profissionais têm mais elementos para informarem e motivarem as crianças e adolescentes tanto de escolas, como de creches, para adotarem hábitos que preservem a saúde deles.

O curso tem uma parceria com a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), Associação dos Amigos do Parque da Luz (AAPLuz), Quintais de Floripa e Coletivo da Horta e Cultura.

Mais informações pelos telefones (48) 3212-0918 e (48) 3212-0920, ou através do e-mail eventos@sme.pmf.sc.gov.br.

(PMF , 30/06/2017)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *