Após acordo, famílias em área do futuro Parque do Abraão serão realocadas
25/07/2017
Rua Tenente Silveira ganha primeira galeria de arte pública de Florianópolis
25/07/2017

Prefeitos e gestores de Santa Catarina recebem capacitação em Regularização Fundiária

Da Coluna de Janine Alves (Notícias do Dia, 24/07/2017)

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) promoverá capacitação para prefeitos e gestores municipais de Santa Catarina, sobre regularização fundiária e habitação. O evento será realizado no dia 03 de agosto, no auditório Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual, Valmir Comin alerta que no Brasil, mais de 50% dos imóveis urbanos possuem alguma irregularidade fundiária e que só em Santa Catarina o problema atinge cerca de 280 mil famílias.

A capacitação contará com três ministrantes. O diretor do Departamento Nacional de Assuntos Fundiários Urbanos da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, Silvio Figueiredo, que vai falar sobre a nova legislação sobre regularização fundiária urbana – avanços e desafios.

O Secretário do Patrimônio da União (SPU), Sidrack de Oliveira Correia Neto falará sobre a regularização e alienação de imóveis da união. Para finalizar, a diretora de Assuntos Fundiários do município de Guarulhos, região Metropolitana de São Paulo, a arquiteta Sophia Rachid, vai falar sobre a regularização fundiária na administração pública. No período da tarde, os palestrantes e os técnicos da Secretaria Executiva de Habitação e Regularização Fundiária da SST estarão disponíveis para debater o assunto e prestar todos os esclarecimentos sobre o tema.

De acordo com o Secretário Comin a chegada desta lei simplifica os procedimentos de regularização em todo o Brasil. Desta forma, vai permitir o resgate da cidadania das pessoas que moram por décadas em um local sem nunca ter conseguido obter o documento. “Além de toda a importância que a Lei terá na parte social, vai aquecer o mercado imobiliário e movimentar o crescimento econômico dos municípios”, pontuou Comin.

Além da capacitação em Florianópolis, outra na cidade de Chapecó está sendo organizada, sem data e local definidos até o momento. Os municípios que integram as demais ADR’s não mencionadas serão contemplados na etapa realizada em Chapecó.

Interessados devem confirmar a inscrição pelo link: https://goo.gl/xQHtLL 

Programação:

8h30 Credenciamento
9h Abertura
9h30min Palestra: A regularização e alienação de imóveis da união – Sidrack de Oliveira Correia Neto – Secretário do Patrimônio da União (SPU)
10h15min Palestra: A regularização fundiária na administração pública – Sophia Rachid – Diretora de Assuntos Fundiários do município de Guarulhos, região Metropolitana de São Paulo
11h Palestra: Nova legislação sobre regularização fundiáriaurbana – avanços e desafios – Silvio Figueiredo – Diretor do Departamento Nacional de Assuntos Fundiários Urbanos da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades
12h Almoço 
14h Secretaria Executiva de Habitação e Regularização Fundiária – Espaço destinado para esclarecimentos
mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *