Clipping

Integração do transporte público da Grande Florianópolis não inclui sistema da Capital




Da Coluna de Fabio Gadotti (Notícias do Dia, 28/07/2017)

A partir da segunda quinzena de agosto os municípios da Grande Florianópolis conhecerão os detalhes da reestruturação do sistema de transporte público para a região. São José, Palhoça, Biguaçu, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas terão mudanças. Apenas Florianópolis está de fora das alterações. A Capital catarinense licitou o serviço em 2014, concedendo a exploração por 20 anos ao Consórcio Fênix. A inclusão do sistema de Florianópolis demandaria do encerramento da concessão ou, no mínimo, alterações contratuais para que os coletivos das demais cidades pudessem operar dentro do território da cidade.

Plamus

A proposta a ser debatida com a população nos próximos meses foi elaborada pelo Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável) da Grande Florianópolis. Para as etapas futuras, o projeto prevê linhas de BRT conectando novos terminais, formando uma rede de alta capacidade e de alta velocidade. As superposições de linhas municipais e intermunicipais, de linhas de diferentes empresas, entre outros problemas foram identificados no estudo.

“Esse diagnóstico nos mostra que temos hoje um sistema de transporte ineficiente. Com o novo sistema, buscamos ter ônibus confortáveis e mais rápidos para mudar a cultura dominante do automóvel na região metropolitana de Florianópolis”, Werner Kraus Junior, coordenador do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC.



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.