Perícia da PF aponta risco de colapso nas pontes do Canal da Barra da Lagoa em Florianópolis
03/07/2017
Municípios catarinenses não recuperaram áreas de lixões a céu aberto
04/07/2017

Florianópolis e Belém definem programa de intercâmbio em encontro de Cidades Criativas

Prefeito-de-BelémSantos-SorayaJoao-focal-de-Belém-e-Niedja-de-Santos-300x225.jpg

Terminou neste domingo (02/07) na cidade francesa de Enghien-les-Bains o XI Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, com a participação de mais de 100 cidades de 50 diferentes países. As representantes de Florianópolis — a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, e a coordenadora do Sebrae na Grande Florianópolis, Soraya Tonelli — participaram de reuniões onde foram apresentadas boas práticas de cidades da Rede Mundial e encontraram representantes de outras cidades para desenvolver ações de intercâmbio, como Belém, Dénia (Espanha) e Ensenada (México), também cidades da Gastronomia.

“O encontro foi muito rico em informações, ideias e conteúdos na área de criatividade e desenvolvimento urbano, principalmente economia criativa. Como Floripa tem perfil nessa área teremos ganhos substanciais”, analisa a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires.

Como membro da Rede da UNESCO desde 2014, Florianópolis está articulando uma maior integração com as demais cidades criativas brasileiras: Belém (Gastronomia) e Santos (Filme), também presentes no Encontro (foto ao lado), além de Salvador (Música) e Curitiba (Design). Com Belém, assim como Floripa uma cidade UNESCO da gastronomia, foi definida a realização de intercâmbio de chefs de cozinha e acadêmicos das duas cidades. Florianópolis também vai participar, em novembro, de encontro das cidades da Rede da Gastronomia em Belém, a ser realizado juntamente com o Festival Fartura.

Florianópolis também recebeu covite para apresentar a gastronomia e cultura locais em outro evento da Rede, em setembro, na cidade da Gastronomia de Dénia, na Espanha (veja vídeo abaixo). Além disso, Belém apresentou se como candidata a sede do Encontro de Cidades Criativas da UNESCO, em 2020, com apoio de Florianópolis. “Vamos fazer uma agenda com o prefeito Gean Loureiro e o prefeito de Belém Zenaldo Coutinho que deve vir à Floripa para acertarmos ações conjuntas Floripa – Belém”, conta Anita.

A Rede de Cidades Criativas procura desenvolver a cooperação internacional entre as cidades que identificaram a criatividade como um factor estratégico para o desenvolvimento sustentável, no âmbito de parcerias, incluindo os setores público e privado, organizações profissionais, comunidades, sociedade civil e instituições culturais em todas as regiões do mundo. A Rede de Cidades Criativas facilita a partilha de experiências, conhecimentos e recursos entre as cidades membros, como forma de promover o desenvolvimento das indústrias criativas locais e promover a cooperação mundial para o desenvolvimento urbano sustentável.

Vídeos

Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho conversa com Anita Pires, presidente da Associação FloripAmanhã e ponto focal da Rede de Cidades Criativas da UNESCO em Florianópolis.


 

Anita Pires, presidente da Associação FloripAmanhã, conversa com Vicent Grimalt Boronat, prefeito de Dénia, na Espanha, cidade criativa UNESCO da Gastronomia, assim como Florianópolis.

Fotos do Encontro

Grupo Gestor

O Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)

O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia tem como parceiros estratégicos a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bristish and American, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SEBRAE-SC, SENAC e Propague.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é comporta pelas cidades de: Belém (Brasil), Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia), Tucson (EUA), Resht (Irã0), Phuket (Tailândia), Parma (Itália), Jeonju (Coreia do Sul), Bergen (Noruega), Dénia (Espanha), Enseada (México) e Gaziantep (Turquia).

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *